Gabriel Magalhães foi distinguido pela APE devido ao seu livro "É Segredo"
Docente da UBI ganha concurso literário
É Segredo” vence Prémio Revelação da APE

Gabriel Magalhães, docente do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, venceu o Prémio de Revelação, na categoria de Ficção, relativo ao ano de 2004, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE). A obra vai agora ser editada pela Difel e estará no mercado no próximo Verão.


Por Eduardo Alves


Todo o enredo do livro andou em segredo durante mais de ano e meio na mente de Gabriel Magalhães. O director da licenciatura em Português e Espanhol da UBI foi dando vida a uma série de episódios e acontecimentos que ao juntarem-se como um fio condutor da voz da consciência deram origem às palavras que agora povoam as mais de 400 páginas do primeiro livro escrito por este docente.
E a estreia nestas andanças da literatura foi feita da melhor forma. O docente da UBI acabou de ser agraciado com o primeiro lugar no concurso literário promovido pela APE. As palavras do docente mostram uma mistura de satisfação, de esforço recompensando, mas também de orgulho por ver o seu trabalho reconhecido. Magalhães mostra-se “muito comovido com a distinção”, para a qual concorreu assim que terminou a obra.
“É um romance que tem por dentro o segredo da poesia”, classifica o autor esta sua obra premiada. Amante confesso das letras, “porque uma dimensão importante da vida passa por elas”, Gabriel Magalhães espera agora que os leitores também gostem do seu livro. O título da obra, “ É Segredo ”, prende-se com o enredo ficcional que lhe dá alma. Um romance que tem origem no desaparecimento do cadáver de uma professora. Tal segredo vai dar azo “a uma série de pequenos segredos com os quais o leitor vai ter de lidar”. O premiado garante que “só descobre o verdadeiro segredo quem ler o livro até ao fim”.
Esta obra de língua portuguesa conta também com “a alma da poesia”. Magalhães chega a ir mais longe e dizer que “um dos segredos está na poesia transformada em romance ficcional”. Uma ficção que foi amadurecendo com as vivências deste docente e autor, agora galardoado, e que por isso mesmo “conta com algumas passagens quase reais”.
A contar pelos cenários das três principais cidades onde decorre toda a acção, Lisboa, Porto e Amarante, “o leitor pode até sentir-se alguma confusão na leitura”, explica o docente. Isto porque “está perante um argumento ficcional, mas que tem também algo de real”. Características às quais o júri do prémio, composto por José Correia Tavares, da APE, que presidiu, Margarida Fonseca Santos, Mário Cláudio e Silvina Rodrigues Lopes, não foi alheio e conferiu a este livro o primeiro lugar na categoria revelação. Também obteve este prémio, na mesma categoria, Filipa Martins com a obra Elogio do Passeio Público . O Prémio de Revelação da APE distingue os melhores autores ainda sem obra editada individualmente nas áreas a que concorrem. Este concurso distinguiu também escritores na categoria de Literatura para a Infância e Juventude. Os premiados foram Carlos Geadas com o texto intitulado A Pedra com Olhos e Rui Almeida Paiva, que apresentou a concurso a obra A Mala Rápida do Senhor Parado.
O romance É Segredo da autoria de Gabriel Magalhães, docente da UBI vai agora ser publicado pela Difel com uma primeira tiragem de 2 mil exemplares e terá a comparticipação do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB). Gabriel Magalhães é licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é docente na UBI desde 2002, tendo anteriormente leccionado em Espanha, na Universidade de Salamanca, onde se doutorou. Na actualidade, exerce na UBI as funções de director da licenciatura em Português e Espanhol.