Um seminário que contou com a participação de um investigador polaco
Seminário de Informática
O diagnóstico das imagens

A UBI recebeu um dos estudiosos na área dos programas informáticos pensados para os exames médicos. Quantidade de dados e qualidade de imagens foram alguns dos tópicos abordados durante a iniciativa.



Com a evolução das tecnologias de ponta as fronteiras da ciência ficam cada vez mais largas. Actualmente, existem aparelhos capazes de realizar exames médicos em vários pontos do corpo humano. Os dados recolhidos por estes instrumentos são de “uma importância vital para os profissionais de saúde”, confere Cezary Boldak, do Institute of Computer Science, Technical University Bialystok e do Institute of Biocybernetics and Biomedical Engineering, Warsaw, Polónia. Este investigador da área da informática que desenvolveu programas específicos para ferramentas de diagnóstico explica que “as novas tecnologias requerem também maiores capacidades”. Isto é, “a qualidade das imagens e quantidade de dados recolhidos por um novo aparelho tem de ter correspondência ao nível da informática”. Uma vez que todos os dados devem ser tratados e colocados à disposição do profissional de saúde atempadamente, “para que este possa fazer o seu diagnóstico”.
O seminário apresentado no passado dia 4, na UBI teve como título “Medical Image Processing (MIP)”. Na iniciativa o principal orador apresntou algumas explicações sobre o processamento de algoritmos, que segundo os investigadores da área, “são as principais soluções para o tratamento de dados”. Cezary Boldak apresentou também algumas das conclusões e alguns programas de sua autoria. A nova proposta agora desenvolvida combina “a utilização de rápidas tecnologias e também a precisão requerida pelos patologistas”, sublinha o investigador.
Boldak diz mesmo que “com este tipo de equações os programas informáticos podem calcular diversos pontos da imagem em três dimensões, como o tamanho, a espessura, o seu cumprimento, etc., o que vai ajudar o exame e o diagnóstico clínico”.