A comercialização dos trajes académicos poderá vir a ser dirigida pela AAUBI
Traje académico
Associação quer regras na venda

A medida promete acabar com “especulações” na venda dos trajes académicos na Covilhã. A associação de estudantes vai agora requerer direitos sobre o traje oficial dos ubianos.


Por Eduardo Alves


Com o mercado a ditar leis de concorrência e com os preços a “sofrerem inflações”, a academia da UBI decidiu criar regras na venda do traje académico. A medida inédita na Covilhã vai agora ser posta em prática assim que a academia detenha os direitos legais sobre o traje utilizado pelos alunos da UBI.
Para o efeito, os responsáveis académicos fizeram já chegar ao Registo Nacional de Propriedade Industrial (RNPI) um dossier com vários pontos que explicam a origem, as características e outros pormenores do traje. Desta forma, o organismo em causa deverá atribuir os direitos de produção, distribuição e venda deste fato à AAUBI.
Uma vez detentora dos referidos direitos, “apenas a associação, ou casas comerciais reconhecidas pela academia, poderão comercializar o traje”, explicam os responsáveis pelo processo agora em curso. Uma medida que deverá ser implementada assim que a decisão do registo for conhecida.
Para a academia “acabam-se com algumas situações de especulação de mercado” e também com algumas vendas “de produtos que não estão enquadrados nas tradições ubianas”.