Sucesso japonês


Banana Yoshimoto

A cultura asiática tem vindo a ganhar destaque no mundo ocidental também através da sua escrita. Banana Yoshimoto é um dos nomes que recentemente tem vindo a dar cartas no que diz respeito à publicação de obras de qualidade.
A autora de “ Adeus, Tsugumi ”, um livro onde reina a escrita fluida e um registo atraente, aparece agora com “ A Última Amante de Hachiko ”. Esta obra, que vai estar disponível em Portugal a partir da próxima semana tem como pano de fundo uma comunidade religiosa japonesa, onde a sua principal guia é uma feiticeira com poderes de visão do futuro. Uma figura carismática que é, ao mesmo tempo, avó de Mão, a personagem principal deste livro.
Quando esta guia espiritual padece, todos os membros da aldeia sofrem com isso. O desmembramento da comunidade leva mesmo Mão a deixar a sua terra natal e partir para a Índia onde partilha a sua vida com Hachi. A jovem carrega também poderes sensoriais e uma elevada capacidade artística que vai descobrindo ao longo da sua juventude, tal como a sua vida amorosa. O livro centra-se, em grande parte, na partilha das experiências que esta jovem vive no fim da sua adolescência.