O candidato visitou o pólo I e a Biblioteca Central da UBI
Cavaco visita UBI
Apostar na Educação

O candidato apoiado pelo Partido Social-democrata esteve de visita à Universidade. Na sua passagem pela região, Cavaco Silva fez uma paragem na “cidade neve” para dar uma “aula inesperada”.


Por Eduardo Alves


Bombos, tunas e militantes laranjas esperavam o “professor” na Covilhã. Cavaco Silva, candidato apoiado pelo centro-direita à Presidência da República, começou o seu dia na região da Beira Interior, pela Covilhã.
Numa cidade de estudantes, o candidato procurou o seu público-alvo na Universidade. Os apoiantes quiseram fazer-se notar e ofereceram mesmo ao “professor” a actuação de um grupo de bombos do concelho. Acompanhado pela filha e pela fadista Kátia Guerreiro, mandatária para a juventude, Cavaco Silva entrou pelo Museu de Lanifícios, onde o aguardava uma tuna da UBI. Embalado pela recepção e aproveitando a plateia de estudantes, Cavaco acabou por dar uma aula aberta aos que se encontravam no local.

“Geração Erasmus”

O candidato começou por referir aos alunos do Ensino Superior que “já foram lá para fora”, já visitaram outros países, a “herança pesada” em que Portugal se pode tornar, “caso nada seja feito”.
Questionou o facto da Espanha “estar a crescer três por cento ao ano”, e Portugal continuar numa situação de crise económica e financeira, “em que o desemprego cresce todos os dias”. Estes e outros tantos factores levaram Cavaco Silva a candidatar-se ao lugar de presidente da nação “para ajudar a resolver o problema”.
Para tal, o candidato referiu também ser necessário “um forte contributo da Geração Erasmus”, que está agora nas Universidades a terminar os seus cursos. A educação “foi um dos aspectos que sempre tive em linha de conta”, adiantou ainda.
Num dia em que a campanha foi marcada pelas declarações de Santana Lopes. Este ex primeiro-ministro referiu em entrevista à Sic Notícias que caso Cavaco fosse eleito “poderia estar aberta a porta para uma série de conflitos institucionais entre o presidente e o primeiro-ministro”. Confrontado com esta opinião, logo pela manhã, Cavaco tentou adiar uma reacção, enquanto visitava uma parte das instalações da Universidade. No final da passagem pela instituição acabou por dizer que esse tipo de declarações “não merecem qualquer tipo de comentário”.