Órgãos Sociais tomam posse
Bruno Carneiro é o novo presidente da AAUBI

Foi ontem empossado como presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Bruno Carneiro. O novo presidente, eleito no passado dia 12 de Janeiro, fala sobre os projectos a curto e médio prazo que vão orientar a “Casa Azul”. Durante o acto falou-se também dos últimos meses em comissão de gestão.


Por Eduardo Alves

A cerimónia decorreu no anfiteatro da AAUBI

Tem 25 anos e frequenta o terceiro ano de Engenharia Civil. Este futuro engenheiro já não é estreante nas empreitadas do associativismo, muito menos na “Casa Azul”. Bruno Carneiro, agora empossado presidente da AAUBI foi também tesoureiro da mesma instituição no mandato de Luís Franco e era membro da comissão de gestão que conduziu a associação nos últimos seis meses.
Bruno Carneiro, natural de Albergaria-a-Velha, foi eleito no passado dia 12 Janeiro para o cargo que ontem tomou posse. Num acto eleitoral onde participaram 652 alunos, entre um universo de 5 mil estudantes da UBI, Carneiro reuniu 581 votos, na sua lista, a única a concorrer a este mandato. Dos 581 votos que elegem o presidente da direcção, 60 foram considerados brancos e 11 nulos. Para a mesa da assembleia-geral contaram-se 589 votos, dos quais 12 nulos e 51 brancos. No caso do Conselho Fiscal votaram também 589 estudantes, tendo-se registado oito nulos e 55 brancos.
Numa cerimónia que teve lugar no anfiteatro da sede da associação marcaram presença pela UBI, Luís Carrilho, vice-reitor e José Correia Pinheiro, administrador. Da Câmara Municipal da Covilhã esteve presente o vereador João Esgalhado.
Nuno Costa, antigo presidente da associação preside agora à mesa da assembleia-geral, como tal foi o primeiro elemento desta nova lista a tomar posse, para logo depois passar funções aos novos elementos da lista. Durante o acto, Paulo Ferrinho, membro da comissão de gestão que ontem cessou funções, fez um balanço do trabalho feito.
Ferrinho voltou a sublinhar o esforço financeiro “para sanear mais de 70 por cento da dívida da academia”, e sobretudo “o objectivo de defesa dos estudantes”. Este membro da “Casa Azul” chegou mesmo a dizer que esta se encontrava em falência técnica. O momento foi depois aproveitado para agradecer à Reitoria da UBI “o facto de ter ajudado a associação neste período”. Uma alusão aos 75 mil euros anuais que a Universidade passa a dar à AAUBI para as suas actividades.
Assunto incontornável na intervenção deste dirigente estudantil foi o da providência cautelar. “Ganhámos em tribunal e o interesse dos alunos está a ser defendido”, lembrou. Este responsável adianta que “se notava um certo mau estar pedagógico na UBI” e que o documento interposto em tribunal “veio ajudar a desanuviar”. Neste dia foi também enviada a todos os docentes da UBI “uma carta aberta onde se explicam os resultados práticos da decisão judicial, para cada um dos professores”.




Novos projectos tornados públicos

Já como presidente, Bruno Carneiro optou por avançar com os seus planos futuros, entre os quais se destaca “um diálogo aberto com a Reitoria da Universidade”. Para os próximos tempos, Carneiro vai começar por implementar o projecto “Intercresce” que tem como objectivo colocar os idosos e as crianças num mesmo espaço, partilhando assim experiências e saberes. Outra das actividades que vai já marcar o início deste mandato é um referendo à academia a realizar no dia 19. Workshop's, formações e actividades pedagógicas destinadas “a docentes, funcionários, alunos da UBI e toda a população em geral” vão também arrancar a curto prazo na sede da associação. O novo presidente refere mesmo que “estão já agendadas duas formações ao nível de software de gestão e contabilidade, que vão arrancar no início de Fevereiro”.
Para que esta área tenha o impacto devido, outra das grandes pretensões desta equipa “é a reformulação da sala de informática da associação e de toda a sua rede de ligações”. Um objectivo já transmitido aos responsáveis da UBI e do Centro de Informática que parece já ter merecido luz verde. Carneiro adianta que os estudantes esperam agora “disponibilidade financeira da UBI para esta tarefa”.
A parte cultural não foi descurada e o novo presidente está já a trabalhar, com a sua equipa, no sentido de continuar “a Semana Académica e a Recepção ao Caloiro, onde vão ser recolhidas roupas usadas e 50 cêntimos de cada ingresso vendido vai reverter para a Casa do Menino Jesus”. Outro dos destaques neste primeiro dia de presidente da associação foi para o Radicool, uma actividade que segundo Bruno Carneiro “é para continuar a trazer ainda mais gente do meio desportivo e cultural”.
A terminar a sua intervenção, o novo presidente da AAUBI alertou ainda os representantes da Universidade para a nova proposta de aluguer dos espaços das livrarias. Uma gestão “mais rentável para a AAUBI que vai ajudar a cobrir 80 por cento dos gastos mensais da associação”.




Universidade está com os estudantes

Segundo os responsáveis, a UBI pretende continuar o apoio a todos os seus alunos

Luís Carrilho começou por dizer que “a academia precisa de fazer uma análise profunda e interna sobre o seu futuro”. Neste momento o Processo de Bolonha aponta para novas medidas a serem tomadas no Superior e daí que “os estudantes notem algumas transformações”.
A ocasião foi aproveitada pelo responsável pela UBI para referir que “professores e alunos estão sempre do mesmo lado”. Isto porque “ambos procuram chegar ao mesmo objectivo e construir uma escola de qualidade”. A vida académica e as horas dispendidas na academia também foram sublinhadas, de forma positiva, pelo vice-reitor. Carrilho sublinhou a necessidade de “manter a inter-colaboração e o diálogo aberto entre Universidade e estudantes”.
Carrilho não se quis pronunciar sobre o tema da providência cautelar, nem sobre algumas palavras mais acaloradas, ditas durante a cerimónia. “Nunca movemos nenhuma perseguição aos estudantes” sublinhou o vice-reitor, quando questionado sobre o tema. Até porque, segundo o responsável, o papel da Universidade “é formar e ajudar os seus alunos”.