Fernando Simões, ao centro, na abertura da sua exposição
Exposição de pintura
A arte de Fernando Simões

Vai estar patente ao público até ao próximo dia 20 de Fevereiro uma mostra de trabalhos de Fernando Simões. As telas da autoria deste artista podem ser apreciadas no Museu dos Lanifícios da UBI.


Por Clotilde Cardoso


Numa iniciativa conjunta da Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Lanifícios da UBI e do pintor Fernando Simões surge agora a exposição “A arte de Fernando Simões”. Uma mostra de quadros que vai estar patente ao público até ao próximo dia 20 de Fevereiro.
Fernando Simões é licenciado em Engenharia Civil, ramo de planeamentos/urbanismo e estruturas/construção, pela Universidade da Beira Interior. Tem também frequência em Artes Plásticas pela Escola ARCA de Coimbra e formação de docente para o Ensino Secundário, pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O autor das telas desde 1978 que tem vindo a apresentar ao público os seus trabalhos, resultado “de uma actividade artística muito pessoal”, esclarece o próprio. Tem efectuado diversas exposições individuais e participado em mostras colectivas e bienais.
Desenvolveu a técnica de pintura pastel seco, aplicando este recurso em temáticas de Arte Sacra. Neste domínio, a sua obra encontra-se representada em igrejas da região, como é o caso das igrejas de São Francisco e São João de Malta, na Covilhã e da igreja paroquial do Peso.
A sua pintura, marcadamente figurativa, evidencia-se pela aplicação de diferentes técnicas e materiais de que se salientam o pastel seco sem papel, o óleo sem tela e a técnica mista sem papel de algodão.
O retrato e a figura humana constituem temas recorrentes da sua obra. O autor encontra inspiração frequentemente também nos mais diversificados temas do quotidiano. Nesta exposição apresenta-se um conjunto de obras que pretendem, em retrospectiva, dar a conhecer a arte de Fernando Simões e contribuir para apreciar a evolução formal que o artista tem vindo a experimentar.
Indagado sobre as suas influências enquanto pintor, Fernando Simões responde que procura apoiar-se no estilo barroco, aplicado à Arte Sacra. O pintor adiantou ao Urbi que os seus trabalhos são inspirados “em todos os aspectos comuns”.