Municipal da Guarda
“O Fantasma da Ópera” com música ao vivo

A Mostra de Teatro de Castela e Leão terminou no passado sábado, 21, com o espectáculo de marionetas para adultos “Vampyria”, da companhia Teatro Corsário.


NC / Urbi et Orbi

"O Fantasma da Ópera" é a nova actividade a estar presente na Guarda

O C3 – Ciclo de Cine-Concertos no TMG prossegue com uma série de concertos que alia obras-primas da sétima arte à música. Na quinta-feira, 26, pelas 21 horas e 30, no Café Concerto, é exibido o filme “O Couraçado de Potemkine”, de Sergei Eisenstein, musicado ao vivo por dois músicos da Guarda, amantes da electrónica, João Louro e Luís Andrade.
Já no sábado, 28, e a encerrar o ciclo, sobe ao palco do Grande Auditório do TMG, pelas 21 horas e 30, a Alloy Orchestra dos Estados Unidos, numa estreia absoluta em Portugal, musicando ao vivo “O Fantasma da Ópera” de Rupert Jullian, um dos clássicos mais arrepiantes dos filmes de terror. “O Fantasma da Ópera” conta com o serviço de baby-sitting.

“Vampyria” fecha Mostra de Teatro

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) e a Junta de Castela e Leão têm promovido, em Janeiro, com o apoio do Programa Interreg III, a Mostra de Teatro Castela e Leão, pelas mãos das companhias Azar Teatro, Teatro Corsário e Hojarasca Danza.
“Vampyria”, foi a peça que encerrou esta mostra, e que decorreu no passado sábado, 21, pelas 21 horas e 30, no Pequeno Auditório do TMG. O espectáculo da autoria do Teatro Corsário consistiu numa apresentação de marionetas para adultos.
“Vampyria” parte do guião teatral de Jesus Peña, baseado nas suas leituras de obras de Gautier, Tolstoi, Dumas e Goethe. A história gira em torno da personagem mulher vampira, monstro mítico, como as sereias com asas que seduziram Ulisses. É a mulher lova-a-deus, devoradora dos seus amantes. É a “mulher natural” que impressionou Baudelaire. É a terrível morta apaixonada, convertida, à maneira dos pintores simbolistas, na representação animal do seu próprio desejo. “Vampyria” é um espectáculo com marionetas que se comportam como humanos.
A peça foi premiada na Feria de Lleida, como “Melhor Espectáculo” e no Festival das Artes de Rua de Palmela. A autoria e direcção é de Jesus Peña, a Dramaturgia é de Borja G. Semprún, O Desenho de luz pertence a Jesus Lázaro, a Música é de Juan Carlos Martin e a manipulação das marionetas está a cargo dos actores Teresa Lázaro, Olga Mansilla e Jesus Peña.