Mestrado em Engenharia do Papel
Os efeitos do ião cálcio

A tese de mestrado intitulada “O efeito do ião cálcio dissolvido, da alcalinidade do ph e da temperatura na colagem interna com ASA em pastas de Eucalyptus Globulus” explora a “importância da colagem interna com ASA” no tratamento de papel e o “aumento da resistência da penetração de líquidos no papel de escritório”.


Por Rafael Gomes

A tese foi aprovada com classificação de Muito Bom

Foi com a classificação de “muito bom” que, no dia 20 de Janeiro, a licenciada e agora mestre Susana Cristina de Matos Fernandes viu aprovada a sua tese de mestrado em Engenharia do Papel.
Realizada no anfiteatro 8.1 do Edifício de Engenharias da Universidade da Beira Interior, pelas 14.30 horas, a tese de mestrado intitulada “O efeito do ião cálcio dissolvido, da alcalinidade do ph e da temperatura na colagem interna com ASA em pastas de Eucalyptus Globulus” foi fruto de um ano de trabalho e investigação laboratorial. Caracterizada pela complexidade da temática, a tese explora a “importância da colagem interna com ASA” no tratamento de papel e o “aumento da resistência da penetração de líquidos no papel de escritório” como explica a própria Susana Fernandes.
O júri da prova, constituído por Ana Paula Coelho Duarte, professora associada da Universidade da Beira interior e Paulo Jorge Tavares Ferreira, professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, mostrou bastante agrado pelo trabalho desenvolvido por Susana Fernandes ao qual se referiu como “uma tese bem estruturada e esteticamente bem conseguida” enaltecendo a “qualidade de investigação” assim como “o trabalho exaustivo e rigoroso” associada a esta.