O Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã albergou o encontro
Parkurbis recebe curso
Empreendedorismo de base tecnológica

Integrada no curso de empreendedorismo de base tecnológica promovido pelas Universidades da Beira Interior, Coimbra e Aveiro, teve lugar uma conferência sobre produtos viáveis no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.


Por Eduardo Alves


A iniciativa juntou os participantes deste curso no Parkurbis para debaterem o tema dos produtos comercialmente viáveis. Numa reunião de trabalho que contou com a presença do vice-reitor da UBI para a Cooperação com o Exterior, Mário Raposo, com os docentes, Ricardo Rodrigues e Maria José Silva, entre outros, os participantes neste curso tiveram a oportunidade de debater “a identificação de produtos comercialmente viáveis, a análise de mercados e os passos necessários para o desenvolvimento de uma adequada estratégia tecnológica e de negócio”.
Este encontro contou ainda com a apresentação dos trabalhos das várias equipas. Por parte da UBI estão quatro equipas, a UC tem seis e a UA conta com sete. Para além desta apresentação Pedro Saraiva, da Universidade de Coimbra apresentou uma conferência subordinada ao tema “Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (ICE) na Região Centro: o gelo que ilumina o mundo do século XXI”.
Este curso que é promovido pelas três Universidades e vários outros parceiros conta com alunos finalistas, de pós-graduação, investigadores, empresários e outros e tem como principal objectivo “a troca de experiências importantes no que se refere à implementação das novas tecnologias nas empresas”. Outro dos grandes objectivos deste curso passa também, segundo os promotores, “pela criação de empresas de base tecnológica”. Para tal, esta vinda dos participantes no curso ao Parkurbis serviu também para entrar em contacto com o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. Uma estrutura destinada a incubar e apoiar empresas de base tecnológica.