Tomada de posse
Novos órgãos sociais do UBINEEC

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais do Núcleo de Estudantes de Economia da UBI e a respectiva apresentação do plano de actividades, teve lugar no dia 16 de Janeiro, no anfiteatro professor doutor Padre Francisco Pires (pólo IV). A nova direcção do UBINEEC enfatiza as questões pedagógicas como principal objectivo do seu mandato.


Por Fátima Santos

Fábio Azevedo, à esquerda, é o novo presidente do UBINEEC

Fábio Azevedo é o novo presidente do UBINEEC. O agora responsável máximo por este órgão estudantil elege como principal prioridade neste mandato, o alargamento do horário de funcionamento da biblioteca do pólo IV até as 23 horas, “o que permite um acesso temporário mais alargado ao material da mesma”, referiu na cerimónia de tomada de posse da passada semana.
Pedro Fonseca, presidente da Assembleia-geral do UBINEEC, corrobora a afirmação acima efectuada e aborda as realidades problemáticas a que o pólo IV está exposto, que vão desde “a diminuta dimensão das infra-estruturas em geral, à falta de livros e de computadores, destacando o alargamento do horário da biblioteca até as 23 horas”, como questão central. No âmbito deste objectivo, o UBINEEC pretende pedir uma série de reuniões aos responsáveis da Unidade Científico Pedagógica no sentido de verificar o andamento do processo. “É nosso objectivo ter um espaço aberto para os alunos que estudam e vivem perto deste pólo”, adianta o novo presidente do núcleo. “É uma questão de justiça e equidade para com os colegas de outros pólos ter a biblioteca a funcionar até às 23 horas, uma vez que todos pagamos propinas”, remata Fábio Azevedo.
No que concerne ao plano de actividades, mais especificamente à Semana de Economia, Pedro Fonseca afirma que o modelo usado anteriormente está esgotado, pois a adesão por parte dos colegas “tem-se mostrado excessivamente fraca”. O UBINEEC está agora a estudar, em conjunto com o docente António Marques, director do curso de Economia, modelos alternativos, que poderão passar pela realização de um ciclo de conferências que possibilitem uma formação extra aos alunos desta licenciatura.
Segundo Fábio Azevedo, o UBINEEC pretende ainda elucidar os alunos no que diz respeito aos critérios de avaliação e à sua aplicação. O presidente da direcção do UBINEEC, refere que já é uma tradição o dinamismo associado ao Núcleo de Economia, o que se deve à grande colaboração dos docentes responsáveis pela licenciatura.