Rui Miguel*

Parkurbis


No passado dia 17 de Setembro de 2005 inaugurou-se o PARKURBIS, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, S.A.. Com esta iniciativa, os promotores, entre os quais se destacam a Câmara da Covilhã e a Universidade da Beira Interior, pretendem contribuir para o desenvolvimento sustentado da região assente numa base de tecnologia e inovação, ou seja, de conhecimento e de I&D.
A missão do Parkurbis é o reforço da economia da Beira Interior, através da elevação do nível tecnológico da indústria e serviços existentes, da sua diversificação para novos sectores e da criação de massa crítica em actividades de I&D. O Parkurbis pretende orientar a sua actividade para a criação de um clima de inovação permanente, potenciando a transposição para o mundo dos negócios, dos processos de conhecimento científico e tecnológico gerados nas instituições de investigação.
Os principais objectivos do Parkurbis passam por criar as condições para o desenvolvimento de novas actividades de base tecnológica, assegurando uma interligação dinâmica entre a UBI e o tecido empresarial de forma a aproximar a oferta de I&D com as necessidades desse tecido empresarial.
O conceito de parque de ciência e tecnologia tem originado inúmeros casos de sucesso em todo o mundo, de que são exemplos na Europa a Finlândia e a Irlanda. As empresas já instaladas no Parkurbis, bem como a qualidade e o empenho dos seus promotores perspectivam também um percurso de sucesso. É um desafio para a UBI no sentido da produção de investigação aplicada que possa dar origem a ideias de negócio, bem como da formação e motivação de jovens licenciados empreendedores. Mas, por outro lado, é uma oportunidade da UBI se confirmar como elemento catalizador de desenvolvimento regional e reforçar a ligação ao meio empresarial.
Dada a especificidade económica desta região, o Parkurbis poderá contribuir para proporcionar outros patamares de negócio a algumas empresas do sector têxtil. O têxtil de alto valor acrescentado, aquele que está em países desenvolvidos, baseia-se no conhecimento e no I&D multidisciplinar (materiais, biotecnologia, electrónica, telecomunicações, etc.) para a concepção dos seus produtos com aplicações na medicina e no meio hospitalar, nas industrias automóvel e aeronáutica, na construção civil e agricultura, etc.. Seria muito interessante a convivência entre a chamada nova economia e a histórica indústria tradicional da Covilhã.

*
Presidente do Departamento de Ciências e Tecnologia Têxtil da UBI