A pérola do Atlântico
 
 
Praia da Vitória
 

Conta que já por ali andou que o arquipélago dos Açores é um dos locais mais bonitos me todo o Oceano Atlântico. Beleza que ganha ainda maiores contornos quando a visita é feita à Praia da Vitória. Uma cidade situada na Ilha Terceira que se estende por uma baía semicircular. O areal da praia é soberbo, quer pela limpeza, quer pela ligação ao mar. a cidade com pouco mais de 10 mil habitantes oferece aos visitantes duas boas razões para uma deslocação a tais paragens, ou seja, mar e serra. A economia local encontra no turismo, na pesca e na agricultura, as suas principais fontes de rendimento.
Para além destas condições, Praia da Vitória também registou assinaláveis melhorias desde a implantação da Base Aérea das Lajes, com os ingleses a instalarem-se ali em 1943 e os americanos em 1946.
Para além das paisagens, esta localidade oferece ainda uma importante mostra arquitectónica. Prova disso é a Igreja Matriz, o edifício dos Paços do Concelho e também as casas típicas com longas varandas de ralos.