A sede do PNSE na Vila de Manteigas
PS da Covilhã vota contra
Novos limites do Parque Natural

A bancada socialista na Assembleia Municipal da Covilhã vai votar a favor da alteração dos limites do Parque Natural da Serra da Estrela, proposta do Instituto de Conservação da Natureza (ICN). Com a ressalva de, nomeadamente no caso do Sarzedo, localidade onde há a intenção de incluir uma grande mancha na área protegida, seja criado um “perímetro urbano razoável de expansão”, sublinha Hélio Fazendeiro.


NC / Urbi et Orbi


A decisão foi tomada depois de os deputados municipais do PS terem reunido para discutir o assunto, que será o único ponto na agenda da próxima Assembleia Municipal. Hélio Fazendeiro, líder da bancada socialista, frisa que o partido que representa é “sempre favorável à defesa do meio ambiente”, por isso aprovam a intenção do ICN de fazer coincidir a área do Parque Natural com a norma comunitária Rede Natura 2000. Mas salienta que também têm de ter em conta o “interesse de desenvolvimento das populações”.
E é nesse sentido que os socialistas defendem a criação desse perímetro que permita o crescimento a curto, longo prazo. “Para que não aconteçam aqueles casos ridículos de uma pessoa construir uma casa e o vizinho ao lado não o poder fazer”, diz Hélio Fazendeiro. Quanto à dimensão dessa área, o socialista entende que isso já é uma questão mais técnica, que tem de ser estudada.

Cinco localidades com parcelas excluídas da reserva

Este responsável acrescenta que as freguesias terão a ganhar com a inclusão no Parque Natural e consequentemente na Rede Natura 2000. Hélio Fazendeiro lembra que uma das vertentes em que o próximo Quadro Comunitário de Apoio vai incidir é no ambiente. E frisa que as autarquias podem aproveitar para se candidatar a apoios com vista ao “ordenamento e preservação da floresta”.
A proposta com as alterações pretendidas deu entrada na Câmara da Covilhã no dia 30 de Novembro, para que a autarquia se pronunciasse. O executivo entendeu que seria preferível a decisão ser tomada numa assembleia extraordinária, que terá de se realizar no máximo até dia 12 de Fevereiro, data para que está marcada uma reunião definitiva com o ICN.
E se o Sarzedo poderá vir a integrar quase na totalidade esta reserva, em outras cinco localidades são parcelas que poderão vir a ser excluídas. A área onde está a nascer o novo complexo termal de Unhais da Serra é uma delas. A Erada, Cortes do Meio, Paul, Cantar Galo e Vila do Carvalho são as outras freguesias onde se prevê que os ajustes nos limites do Parque Natural possam vir a excluir zonas, embora de dimensão pouco significativa.
Os deputados ainda não receberam a convocatória para a Assembleia Municipal, que já não se realiza esta semana. É provável que a reunião seja agendada para dia 3, na próxima sexta-feira.