“Amor de Perdição”
Teatro das Beiras recebe marionetas

Uma adaptação de “Amor de Perdição”, romance de Camilo Castelo Branco, passou, sexta-feira, 27, no auditório do Teatro das Beiras, pela mão da companhia Jangada Teatro. Um espectáculo de marionetas com encenação de Manuel da Costa Dias.


NC / Urbi et Orbi

Um fim-de-semana marcado pelas peças de teatro

Para esta versão inédita, com marionetas, foi apresentada uma proposta cénica e cenográfica assente no branco, que contrasta com a cor dos bonecos e com a luz. O espectáculo teve a duração de 70 minutos e dirigiu-se a um público com mais de 12 anos.
“Amor de Perdição” é a obra de Camilo Castelo Branco mais vezes foi traduzida, para dezenas de línguas. Conta a história de Simão e Teresa que se apaixonam, mas cujas famílias se odeiam. E por isso não consentem o romance e fazem tudo para impedir a relação dos dois.
Pelo meio surgem Mariana e Baltasar, apresentados pelas famílias a Simão e Teresa como os futuros maridos. Ela é enclausurada num convento. Ele, de origem fidalga e estudante em Coimbra, luta pelo amor de Teresa, contra os obstáculos que lhe foram colocados no caminho.
Carla Alves, Faria Martins, Luiz Oliveira, Neusa Fangueiro, Patrícia Ferreira e Xico Alves foram os intérpretes. Luís Viegas esteve responsável pelo desenho de luz e as operações de luz e som ficaram a cargo de Nuno Tomás.

GICC leva Gil Vicente a Castelo Branco

Sábado, 28, foi a vez do GICC – Teatro das Beiras ir a Castelo Branco apresentar a peça “ Em Portugal Vi Eu Já”, que parte da adaptação de vários textos de Gil Vicente. O espectáculo decorreu pelas 21h30, no Cine-Teatro Avenida.
Este trabalho, encenado por Gil Salgueiro Nave, esteve em cena na Covilhã no início do Verão passado. António Saraiva, Pedro Fiúza, Flávio Hamilton, Sofia Bernardo e Sofia Valadas são os actores intervenientes.