Campeonatos nacionais
Sertanense foi o único a “safar-se”

Numa ronda mais positiva que a anterior para as equipas do distrito de Castelo Branco, apenas o Sertanense conseguiu os três pontos. O Fundão é que ainda não encontrou o caminho das vitórias em 2006.


NC / Urbi et Orbi

Nesta jornada, a equipa da Sertã foi a única a conseguir três pontos

Depois de uma jornada em branco para a Beira Interior, a última semana voltou a trazer pontos para a região. A bem dizer, apenas o Fundão não pontuou, já que na Sertã os homens de Valter Costa regressaram às vitórias após uma longa “passagem pelo deserto”, e na Idanha os raianos conseguiram um pontinho que lhes permite a permanência na zona de promoção.
O conjunto sertanense acabou mesmo por protagonizar uma agradável surpresa ao vencer na recepção ao Alcobaça. Já que, apesar de as equipas se equivalerem em valor, a turma do Pinhal estava necessitada de um resultado assim. A tarefa dos beirões, porém, não foi fácil. Mais por culpa própria que por mérito do adversário. Demasiado branda e macia, a defesa forasteira consentiu muita liberdade aos avançados sertanenses que demoraram muito tempo a afinar a pontaria. Os alcobacenses até foram os primeiros a chegar ao golo na conversão de um pénalti provocado por Ruben. Mas até essa altura (35 minutos) já os locais tinha desperdiçado uma mão cheia de oportunidades.
No segundo tempo, a tendência manteve-se: o Sertanense atacava e dominava. O Ginásio de Alcobaça ia defendendo como podia. A reviravolta no marcador só teve início a vinte minutos do fim. O primeiro a fazer abanar as redes foi Sullivan, a passe de Ruben. Estavam decorridos 71 minutos. E só foi necessário esperar mais seis minutos para se operar a revolução completa no marcador. Casagrande surge sem marcação na área forasteira e, face à incapacidade dos defesas em afastar a bola da área, o avançado da casa, num pontapé acrobático, faz o golo da vitória.
Um triunfo mais do que merecido para os pupilos de Valter Costa que, todavia, tês que apurar melhor os dotes de finalização. É que, até ao fim do campeonato, não vão apanhar muitas equipas como o Alcobaça.

Soure empata Idanha

No Municipal de Idanha-a-Nova, o União esteve perto de regressar à liderança. Mas uma desatenção no segundo tempo deitou tudo a perder. A formação orientada por Nuno Fonseca esteve melhor no cômputo geral, mas nunca conseguiu superiorizar-se de forma evidente. Aliás, até foram os de Soure os primeiros a criar perigo. Hélder teve que se aplicar por duas vezes nos primeiros 10 minutos e só após este período os raianos conseguiram equilibrar forças com os forasteiros. O golo surge com alguma naturalidade à meia-hora de jogo, num período em que o Idanhense remetia os de Soure ao seu meio-campo e à defesa da sua área.
No segundo tempo, porém, o Sourense reage e chega ao empate aos 55 minutos. E depois, foi só recuar no terreno para segurar a vantagem até ao apito final do árbitro.
Com este resultado, os raianos mantêm o segundo posto da classificação, mas perdem a oportunidade de recuperar o primeiro. Na frente, apresenta-se, agora, o Eléctrico de Ponte-de-Sôr: o terceiro líder diferente nas últimas três semanas.

Fundão volta a perder

Em queda continua o Fundão. Os comandados de Joca somaram a terceira derrota consecutiva e desceram mais uma posição. Ocupam, agora, o nono lugar, oito posições abaixo do degrau ocupado à entrada do ano.
Na Caranguejeira, os beirões foram impotentes para travar o ímpeto do conjunto local que abriu o marcador logo no primeiro minuto de jogo. Os fundanenses nunca conseguiram reagir ao precoce tento e acabaram novamente goleados. Rodrigo, que havia marcado o primeiro, bisou aos 15 minutos da segunda parte e, um par de minutos depois, foi Luciano que teve a infelicidade de, involuntariamente, desviar a bola para a própria baliza estabelecendo o resultado final (3-0).