Faculdade de Ciências da Saúde
Acções formativas sobre Farmacologia

A Faculdade de Ciências da Saúde da UBI promove quatro acções de formação destinadas a licenciados em Medicina, Farmácia e Enfermagem.



A FCS vai levar a cabo várias acções de formação

A Faculdade de Ciências da Saúde está a promover um conjunto de actividades formativas relacionadas com a Farmacologia. Segundo a organização este tema “tem sido objecto de grande evolução e tem contribuído de forma significativa para a individualização da terapêutica, ou seja, a prescrição do medicamento certo, na dose adequada para cada indivíduo, com base no conhecimento dos factores genéticos que modulam a acção farmacológica”.
A primeira acção de formação, subordinada ao tema “Farmacogenética e individualização terapêutica” tem como formadora Luiza Breitenfeld Granadeiro, docente na FCS da UBI, e realiza-se nos dias 17 e 18 de Fevereiro. A segunda actividade formativa terá como tema central a “Iniciação à Farmacovigilância” e realiza-se no dia 11 de Março. Neste caso a formadora será Ana Filipa Macedo, docente na FCS da UBI. “Conceitos Básicos de Farmacocinética” a ter lugar no dia 21 de Maio, e “Introdução à Farmacocinética Clínica” a realizar no dia 1 de Julho serão as outras duas actividades de formação promovidas pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. A formadora destas duas actividades será Idalina Freire, farmacêutica hospitalar.
Segundo a organização, o principal objectivo desta iniciativa é “a sensibilização dos profissionais de saúde para este tema pois a necessidade da vigilância contínua à resposta aos efeitos do medicamento contribui para a segurança na utilização dos mesmos”. Estas formações, creditadas pela Ordem dos Farmacêuticos, destinam-se a licenciados em Medicina, Farmácia e Enfermagem. A ficha de inscrição e mais informações sobre o tema estão disponíveis em www.ubi.pt.