IMAGO 2006
Um festival de novas tecnologias

Internet e telemóveis vão ser os dois novos suportes para os filmes a apresentar no IMAGO 2006. O festival que se realiza no Fundão vai, pela primeira vez, incluir uma secção destinada às produções para estas duas novas áreas.


Por Eduardo Alves

O festival de cinema aposta agora nas novas tecnologias

Organizado pela cooperativa Cinema Jovem, o festival IMAGO tem vindo a afirmar-se no calendário cultural da região. Este ano, os promotores da iniciativa apostam numa categoria nova, a das tecnologias de ponta.
Desta forma, o festival que vai ter lugar entre 30 de Setembro e 8 de Outubro deste ano, conta receber produções destinas à Internet e aos telemóveis. Uma aposta que se deve “à crescente procura, quase que massiva, de filmes na Internet e também nos telefones móveis”, sublinham os elementos ligados à organização do evento.
Os interessados, com menos de 35 anos, devem assim fazer chegar até à cooperativa, as suas produções. As inscrições estão abertas na página oficial do IMAGO, até 1 de Março de 2006. Os filmes devem apresentar um tempo de duração máxima de cinco minutos e cinco “megabytes” de tamanho. Estas produções vão estar disponíveis no site do festival, onde o público poderá visionar os filmes e votar nos mesmos.
Também as habituais categorias do IMAGO, para curtas-metragens, vão estar abertas até 1 de Julho próximo. No ano passado estiveram a concurso 69 filmes e foram entregues 10 mil euros em prémios. Os jovens realizadores podem assim inscrever-se nas secções de “Oficial Internacional”, “Docs in Shorts” e “Under 25” .