Belmonte
Acidentes sucedem-se na Nacional 18

Decorrem obras na via e os condutores queixam-se do estado do piso. A verdade é que este ano, num mês, já houve mais acidentes que no ano inteiro de 2005.


NC / Urbi et Orbi

A via complementar à A23 tem sido palco de vários acidentes

A GNR de Belmonte registou este ano, ou seja, em pouco mais de um mês, mais acidentes na sua área de jurisdição da Estrada Nacional 18, do que em todo o ano de 2005. Segundo esta força policial, desde 1 de Janeiro deste ano que no troço entre Gaia (limite do distrito da Guarda) e os limites do concelho da Covilhã já se registaram 10 sinistros, quando na totalidade do ano 2005 apenas foram registados 8.
A verdade é que não é alheio a este facto as obras de melhoramentos que têm decorrido, nas últimas semanas, naquela via. Os condutores, alguns apanhados desprevenidos, não respeitam a sinalização, para reduzir velocidades e acabam por bater. Porém, segundo alguns acidentados, com quem o NC teve oportunidade de falar, há um factor determinante para esta sucessão de despistes nas últimas semanas: o piso. É que, no decorrer das obras, a via ficou com uma espécie de gravilha à superfície que, quando se accionam os travões, leva a que os condutores percam o controlo da viatura. Seja por este motivou ou não, a verdade é que os acidentes têm-se registado quase diariamente e até houve uma noite em que se registaram três.
Quanto às obras, segundo o presidente da autarquia, Amândio Melo, visam somente que a estrada se aguente mais três ou quatro anos. O autarca, no entanto, nega que as obras, que não estão a cargo da Câmara, tenham como objectivo a entrega do troço por parte do Estado à autarquia. É que, segundo Melo, para que tal acontecesse seriam necessárias contrapartidas para a manutenção da via, o que não estará a acontecer.