Importante vila romana
 
 
Alter do Chão
 

Foi uma das mais importantes povoações romanas em todo o Alentejo. Uma dos símbolos desse valor ainda hoje preserva as pedras originais que lhe deram forma, como é o caso da ponte de Vila Formosa. Uma travessia que estava instalada na mais importante rota de ligação a Roma. Com mais de 20 séculos de existência, segundo os especialistas, esta construção ainda é composta, por inteiro, com as suas pedras originais.
E é de edificações antigas e de paisagens deslumbrantes que Alter do Chão se vale para chamar gente até às suas paragens. Nesta localidade encontra-se, como principal ponto de referência, o castelo mandado erguer por D. Pedro em 1359. Esta construção apresenta uma portada em ogiva e algumas torres, como a da mensagem, com 44 metros de altura.
Para além deste monumento, o visitante pode ainda apreciar a Igreja da Misericórdia, datada do século XIV, a Capela de Santana, a Igreja de São Francisco, e um vasto conjunto de construções de carácter religioso que sublinham bem a crença das gentes locais.
A agricultura, a criação e o comércio de animais são as principais ocupações dos habitantes. O sector terciário e o turismo, em diversos sectores, começam agora a ganhar mais força e importância significativa.