Artur Aleixo destaca o quadro das adufeiras

No Museu de Lanifícios
Uma exposição sobre a mulher

Está patente ao público, até ao próximo dia 26 de Março uma exposição de pintura da autoria de Artur Aleixo. A mulher é o tema central desta mostra de quadros.


Por Eduardo Alves


A Filosofia sempre foi uma das grandes paixões de Artur Aleixo. Foi a esta ciência que dedicou a sua vida profissional, como professor no Ensino Secundário e é na Filosofia que vai encontrar as bases para os seus quadros.
“Eterno Feminino” foi um tema escolhido por Aleixo para “desmistificar a imagem da mulher na nossa cultura”. Os 25 quadros que expõe na galeria temporária do Museu de Lanifícios da Covilhã falam sobre isso mesmo.
Na cultura ocidental “a mulher tem sido vista como o princípio de todos os males”, esta exposição pretende “dar uma imagem mais real da verdadeira importância das mulheres no mundo”. Toda a mostra gira em torno deste tema, onde a figura feminina está retratada em diferentes formas.
Em destaque o pintor escolhe dois quadros “que falam sobre as adufeiras”. O movimento das formas do corpo feminino, “o modo como se libertam através da música e do adufe” dá mostras de toda a importância da mulher, explica o autor.
Elisa Pinheiro, responsável pelo museu sublinha a importância deste tipo de eventos, uma vez que “constituem formas de estabelecer um contacto diferente com a comunidade e com todas as pessoas”. Este tipo de actividades, integradas na UBI e no museu “são mais uma forma de educar e ampliar o espírito crítico de todos”, adianta a responsável.