ASTA, GICC e Quarta Parede
Secretário de Estado visita teatros

As três companhias de teatro da Covilhã receberam na passada quinta-feira, 23, a visita de Mário António Pinto Vieira de Carvalho, secretário de Estado da Cultura. O representante do Governo veio averiguar como estão os agentes culturais.


Por Eduardo Alves

Vieira de Carvalho deslocou-se à Covilhã para conhecer as companhias teatrais

As companhias de teatro da cidade da Covilhã foram unânimes ao dizer que a vinda do secretário de Estado da Cultura como “uma abertura para o diálogo”. Algo que, segundo os mesmos, “andava perdido”.
A visita foi informal e serviu sobretudo “para avaliar a situação das diferentes estruturas apoiadas pelo Instituto das Artes”, explicou Mário Vieira de Carvalho. Para este membro do Governo “é tempo de se fazer uma reavaliação de todos os procedimentos e ligações às companhias teatrais”.
Tal intenção vai no sentido de “dar vida à Rede Nacional de Teatros”. Durante a sua passagem pela Covilhã, Vieira de Carvalho passou pela ASTA, depois pela Quarta Parede e por último esteve na sede do GICC onde assistiu à ante estreia da mais recente produção desta companhia. O responsável pretende “corrigir as assimetrias do País”, nomeadamente ao nível “dos apoios”. Vieira de Carvalho acabou por dizer que neste momento Portugal começa a gozar de “estruturas teatrais distribuídas de forma equitativa pelo território”, algo que permite uma maior abrangência da cultura teatral.
Para o responsável “este era um levantamento necessário”. Através das visitas e do diálogo de proximidade com os grupos teatrais”podemos consolidar as nossas estratégias”.

Centro de Artes em estudo

Vieira de Carvalho acabou por se referir ao Centro de Artes da Covilhã. Uma estrutura, que segundo o secretário de Estado, “está a ser pensada para o IV Quadro Comunitário de Apoio”. O responsável não adiantou muito em relação ao tema, dizendo apenas que este “é do conhecimento da ministra e nos próximos tempos vão ser dadas novidades”. Um dos assuntos também abordados na visita prende-se com a recuperação da rede de cine-teatros. Os mesmos fundos comunitários vão também, segundo o secretário de Estado, ser canalizados para a renovação destas estruturas, onde estará incluído o Cine Teatro Gardunha, no Fundão.