O encontro de Vila Real não decorreu da melhor forma para a equipa do concelho
Basquetebol
Equipa do Unidos com sortes diferentes
em Vila Real

A formação do Unidos do Tortosendo/Pão de Lua (Cadetes Femininos) não foi feliz na deslocação a Vila Real. Em jogo a contar para a segunda jornada da Taça Nacional, as beirãs perderam com o conjunto da Diogo Cão por 51-37.


NC / Urbi et Orbi


O jogo até começou bem para a equipa do Tortosendo, que chegou em vantagem ao final do primeiro período, fruto de jogadas bem desenhadas de 2 para 2 e 1 para 1. Mas já então tinha perdido muitas bolas devido a alguma precipitação no contra-ataque e ao talento das transmontanas, bastante eficazes a defender – por vezes ultrapassando mesmo os limites legais, sobretudo debaixo do próprio cesto.
A partir do segundo quarto, a formação serrana denotou mais dificuldades para praticar o seu basket e colocar em campo os seus argumentos ofensivos, nomeadamente nos lançamentos exteriores, muito bem contrariados pelas vila-realenses. Só no último quarto-de-hora a turma do Unidos conseguiu, usando uma defesa à zona “1-3-1”, recuperar no marcador e encestar com alguma facilidade em contra-ataques muito rápidos.
Acabou por ser um jogo interessante de seguir, com uma grande variedade de situações ofensivas e defensivas, mas em que a equipa da Diogo Cão foi, efectivamente, superior. Mostrou ser um conjunto bastante completo, e só lhe falta uma melhor prestação nos lançamentos exteriores para ser ainda mais competitiva, uma vez que dispõe de atletas muito tecnicistas e uma poste muito alta e forte, que é uma excelente arma nos ressaltos ofensivos.
O Unidos, habituado a um tipo de jogo mais lento característico de um distrital pouco competitivo, terá hipótese de equilibrar no jogo da segunda volta. Até lá, porém, ainda terá que defrontar o Vitória de Guimarães no dia 4 de Março (sábado).

Juniores vencem em Vila Pouca

Melhor prestação teve a formação de Juniores do Tortosendo. A equipa deslocou-se, também, ao distrito de Vila Real, mas a Vila Pouca de Aguiar, onde defrontou e venceu o conjunto local por 54-25.
As jovens unidenses começaram muito bem, alargaram cedo a vantagem sobre as transmontanas e foram superiores durante todo o encontro. Ainda assim, devido a incidências extra jogo, a partida acabou por se tornar difícil. Os responsáveis do Unidos queixam-se de falta de condições de segurança para os árbitros que foram “aterrorizados” durante toda a partida.