Associação pretende devolver "dignidade" à Gardunha
Serra da Gardunha
Associação juvenil alerta para degradação

Os incêndios, bem como o vandalismo, são duas das causas para o estado de degradação em que está a Serra da Gardunha. Por isso, a GardunhAventura apresenta um projecto que visa aproveitar o espaço para actividades lúdicas, culturais e pedagógicas.


NC / Urbi et Orbi


Nos últimos 14 anos, a Associação Juvenil GardunhAventura tem assistido, na Serra da Gardunha, a uma certa “degradação” na Serra da Gardunha. O alerta é deixado pelo presidente da direcção desta entidade, Nuno Marçal, que na passada semana, apresentou na delegação do Instituto Português da Juventude, um projecto que visa aproveitar o enorme potencial da Serra da Gardunha em prol da comunidade.
Nuno Marçal traça como principais objectivos a implementação de um pólo de actividades diversificadas, recorrendo aos múltiplos espaços desaproveitados, tornando-os úteis como centro de actividades de lazer, culturais e pedagógicas. “Ao longo de 14 anos que este grupo de jovens tem vindo a desenvolver diversas actividades na Serra da Gardunha, numa zona a que temos assistido a uma certa degradação, pelo que traçamos como meta a recuperação de alguns espaços degradados, no sentido de consitituir um pólo de actividades ligado à área do lazer, turismo e mesmo na vertente pedagógica. Para esse efeito, vamos estar abertos a uma colaboração com as escolas do ensino especial, para que as crianças possam aproveitar estes espaços”.
No que respeita às actividades pedagógicas e culturais, o dirigente associativo, realça a importância do espaço para a promoção de concertos de música e acções de formação em diversas áreas, que seriam ministradas pelo Grupo 67 da Associação de Escoteiros de Portugal e Associação Juvenil GardunhAventura.
Sendo a Serra da Gardunha considerada um enorme potencial para as mais variadas vertentes, Nuno Marçal, reforça a necessidade da recuperação dos espaços degradados. “As obras vão ser iniciadas com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco. Por outro lado, pretendemos estabelecer uma parceria com a Colónia de Férias de Média Altitude, contando igualmente com a colaboração da Assembleia Distrital, no sentido de nos ser cedido aquele espaço por um período, para estabelecermos um conjunto de actividades. Pretendemos sobretudo chamar pessoas à Serra da Gardunha, pelo que vamos devolver a dignidade aos espaços degradados, que têm sofrido o flagelo dos incêndios e também algum vandalismo”.