Um evento que vai ter lugar na UBI e que pretende debater questões do processamento de linguagens

CTNET 2006
Processamento de linguagens em análise

Investigadores nacionais e estrangeiros vão reunir-se para debater questões relacionadas com o processamento de linguagens e compiladores.



Proporcionar a profissionais, investigadores, docentes e jovens universitários um fórum privilegiado de discussão das principais questões relacionadas com o processamento de linguagens, a construção de compiladores ou ainda de plataformas de execução é o principal objectivo da segunda edição do CTNET (Compiler Related Technologies for the .Net Platform). A iniciativa terá lugar no dia 17 de Março, e segundo a organização, “reunirá vários especialistas na área de processamento de linguagens e compiladores, a nível académico e empresarial, com o objectivo de divulgar os últimos resultados de investigação e apresentar aplicações”.
A primeira parte do CTNET contará com a intervenção de Marjan Mernik , da University of Maribor, na Eslovénia, e Gilles Barthe e Benjamin Grégoire, do Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA), na França, três conceituados especialistas internacionais em processamento de linguagens, desenho de compiladores e de plataformas de execução. Na segunda parte do evento serão apresentadas as contribuições nacionais submetidas e seleccionadas.
A organização do encontro adianta ainda que “o evento pretende igualmente contribuir para a criação de mecanismos de cooperação entre as mais conceituadas organizações, tanto a nível nacional como a nível internacional, onde se investiga e desenvolve nesta área da compilação”.
Recorde-se que a primeira edição do CTNET teve lugar a 1 de Abril de 2005. A edição deste ano é co-organizada e apoiada pela Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e Microsoft Portugal e conta ainda com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A sessão de abertura está marcada para as 9 horas. Mais informações sobre a iniciativa no site http://ctnet.di.ubi.pt/.