Os representantes da Juventude Comunista avançaram com algumas medidas para o futuro
Para conhecer melhor a realidade do distrito
JCP realiza encontro na Covilhã

A Juventude Comunista Portuguesa definiu as linhas de trabalho que vão orientar as suas próximas intervenções. A visita do deputado do PCP, Miguel Tiago, ao distrito de Castelo Branco, inclui-se na agenda da organização comunista.


Por Esmeraldina Costa


Conhecer melhor a realidade do distrito de Castelo Branco foi o lema do décimo Encontro da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), que teve lugar no passado sábado, na cidade da Covilhã. Os membros da JCP discutiram várias matérias relacionadas com o ensino e empresas do distrito, e delinearam uma estratégia de intervenção concreta nos problemas das gentes de Castelo Branco.
A responsável pela secção regional da JCP daquele distrito, Carina Castro, aponta as falhas no funcionamento dos transportes das escolas secundárias Campos Melo e Quinta das Palmeiras, e as condições precárias de uma série de empresas da região como situações de “intervenção prioritária”.
A JCP pretende desenvolver as suas intervenções através da divulgação de documentos junto das empresas que registam uma maior concentração de mão-de-obra juvenil e que manifestam condições de trabalho precárias.
O ensino superior entra também na linha dos trabalhos da Juventude Comunista, com debates que visam o esclarecimento acerca do processo de Bolonha, e questões da acção social. O grupo de jovens comunistas já confirmou a realização de uma série de debates sobre este tema na UBI e no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
A deslocação do deputado Miguel Tiago ao distrito de Castelo Branco, no próximo dia 3 de Abril, integra-se numa das intervenções previstas, e inclui “uma visita às residências universitárias, para ter uma conversa com os estudantes”.
Este encontro, presidido por Vasco Cardoso, actual responsável pela direcção geral da JCP, abordou ainda problemas mais gerais relacionados com questões culturais e ambientais. Os temas alargaram-se então a uma série de problemas que afectam a região, como a poluição das ribeiras Goldra e Carpinteira na Covilhã e o balanço geral dos incêndios no distrito.
A JCP discutiu de que forma poderia intervir nessas questões e apontou a falta de investimentos por parte das autarquias na colocação de ecopontos como um problema a resolver. Mas esta não foi a única falha dos municípios que mereceu uma nota negativa por parte da JCP, que salientou também a falta de investimento cultural por parte das entidades autárquicas: “Só as associações é que dinamizam acções culturais, as autarquias de alguma forma demitiram-se dessa intervenção” refere a responsável pela JCP regional de Castelo Branco.
A preparação do VIII congresso da Juventude Comunista Portuguesa é mais uma das metas dos jovens comunistas, que vão iniciar brevemente campanhas de divulgação do congresso por todo o País. A divulgação da iniciativa é dirigida aos jovens ligados ao partido, mas não só. “Dirige-se a todos aqueles que queiram participar nesta discussão” garante Carina Castro. Fundada a 10 de Novembro de 1979, a JCP afirma o ideal comunista junto de milhares de jovens e aumentar o número de militantes é um dos objectivos que pretende efectuar entre Setembro e Maio de 2006.