Durante uma semana, o Politécnico de Castelo Branco vai estar em festa
IPCB em festa
Semana Académica no fim do mês

A festa estudantil começa no fim deste mês, dia 29, e prolonga-se até 6 de Abril. Os Blasted Mechanism e o popular Quim Barreiros são os cabeças de cartaz.


NC / Urbi et Orbi


A semana académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) abre a "temporada" de festas estudantis a nível nacional, decorrendo a 29 e 30 de Março e entre 02 e 06 de Abril, segundo fonte da organização.
"Espero que seja levada a bom porto, os estudantes adiram e mostrem à cidade que se sabem reunir e divertir" afirma à Lusa Cândido Moreira, presidente da Federação Académica do Politécnico de Castelo Branco (Facab).
Os cerca de cinco mil alunos do IPCB terão à disposição uma tenda gigante, instalada num campo de futebol da cidade, onde decorrerão a maior parte dos festejos, nomeadamente os espectáculos musicais. "A tenda é uma novidade. Tentámos junto de empresários encontrar um pavilhão mas os esforços resultaram infrutíferos" sustenta. Outra novidade passa por uma "parceria estratégica" com as "vizinhas" associações académicas da Universidade da Beira Interior (Covilhã) e da Guarda que terão, em Castelo Branco , duas noites a elas dedicadas.
Os festejos iniciam-se a 29 de Março com a Monumental Serenata, no castelo da cidade, estando ainda em aberto a realização, no mesmo dia, do cortejo do Enterro do Caloiro, dado existir uma moção - aprovada em conselho consultivo da Facab - para que este se realize em Idanha-a-Nova, no dia 23, véspera do Dia Nacional do Estudante. A 31 de Março e 01 de Abril a semana académica faz um interregno, com a realização, em Castelo Branco da sétima edição do festival de tunas FITAS, retomando a 02 de Abril, domingo, com a garraiada na praça de touros de Idanha-a-Nova. A noite será igualmente passada naquela vila, com a actuação do popular Quim Barreiros no recinto da feira raiana. De 03 a 06 de Abril o programa resume-se aos espectáculos nocturnos, encerrando a semana académica com um concerto dos Blasted Mechanism.
Promovidas pela Facab pelo nono ano consecutivo, as festividades do estudantes do Politécnico de Castelo Branco orçam em 85 mil euros - menos 20 mil do que em 2005 - 40 mil dos quais destinados a espectáculos.