A população vai agora decidir a que concelho quer pertencer
Trigais a referendo popular
Escolher entre Belmonte ou Sabugal

A Assembleia Municipal de Belmonte aprovou uma moção, na passada semana, em que se exige a realização de um referendo, em Trigais, para que a população se pronuncie sobre a que município deve pertencer. É que sempre existiram dúvidas em saber se a terra é do concelho de Belmonte ou do Sabugal.


NC / Urbi et Orbi


A vontade de algum do povo de Trigais pode vir a concretizar-se: a realização de um referendo em que decida a que concelho quer pertencer, Belmonte ou Sabugal. O NC adiantara essa hipótese em Agosto de 2002, numa altura em que um grupo de moradores desta localidade, que fica a 23 quilómetros do Sabugal e bem mais perto de Belmonte, se batia pela realização do sufrágio popular que acabasse com as dúvidas sobre a que concelho pertence esta terra. Agora, na passada semana, a Assembleia Municipal de Belmonte aprovou uma moção, apresentada pelos deputados do PSD, em que pede ao Presidente da República, Governo e Assembleia da Republica, a realização desse referendo para que o povo se possa pronunciar.
A história sobre a quem pertence Trigais é muito antiga. A aldeia divide os seus afazeres pelo concelho do Sabugal, a que pertence por lei, como anexa da freguesia da Bendada, e Belmonte, a quem pertence, integrada na freguesia de Inguias, segundo a Cartografia Militar. Nesta terra há situações completamente caricatas, pois há quem construa, por exemplo, uma casa na freguesia sabugalense mas obtendo licenciamento em Belmonte; há sítios em que a luz vem do Sabugal e a água é paga na Terra de Cabral e pessoas a residirem no mesmo sítio, mas com Bilhetes de Identidade diferentes, que referem “Bendada-Sabugal” ou “Inguias-Belmonte”.
Em 1949 as duas autarquias assinaram um acordo segundo o qual Trigais ficaria no concelho sabugalense. Só que a Carta Militar deixou a aldeia na freguesia de Inguias, ou seja, concelho de Belmonte. Por isso, o grupo de moradores com quem o NC teve hipótese de dialogar defendia a integração da aldeia no concelho de Belmonte até porque, dizem, fica mais perto, é lá que grande parte da população recorre para tratar de assuntos do quotidiano. Porém, segundo a Câmara do Sabugal, Trigais é “assunto resolvido”, apesar de trazer ambiguidades há muitos anos. E já quando, em 2002, se punha a hipótese de referendo, António Robalo, na altura vereador da Câmara sabugalense, estava convencido que o povo iria preferir o Sabugal. Mais dúvidas tinha o grupo de moradores que referia que caso houvesse referendo, 70 por cento dos 120 eleitores iria escolher Belmonte.
Para Amândio Melo, autarca belmontense, este é um exemplo da necessidade de se avançar para uma verdadeira reforma administrativa do País. Porém, há quatro anos atrás, o autarca não deixava de assegurar que o documento assinado em 1949 tinha sido “anulado” e que possuía documentos que comprovavam isso.