Desenhos e poemas estão patentes na Biblioteca Municipal da Covilhã
Exposição de Pintura e Poesia
A cor das palavras

A Biblioteca Municipal da Covilhã continua a apresentar, durante este mês, a exposição "A cor das palavras". Sob a forma de desenho ou em poemas, os autores do evento, Artur Oliveira e Ricardo Oliveira, pretendem lançar uma arte didáctica, com motivos de reflexão sociológica.


Por Helena Mafra


“Sentados em contemplação silenciosa do fogo, homens arremessam o olhar sobre o mistério. Qual o sentido para a vida? Descobrem a interrogação e, sob a sua sombra perturbante, constroem a humanidade. Agarrados à questão deslizam pela ideia.” Passados tantos anos ainda se procura a resposta à mesma questão. É nesta inquietação que nasce A cor das palavras - uma exposição que enquadra, na mesma obra, a pintura e a poesia, como duas formas de expressão artística, seguindo um mesmo caminho. Artur Oliveira é o pintor. Expõe obras em acrílico e carvão, tais como Suplicando Inocência, Universo ou Voando para o Paraíso. Obras que reflectem a procura do sentido do Homem, seguindo a corrente de “uma autonomia criativa”. Ricardo Oliveira é o poeta. Escreve a sua “intenção de dialogar numa busca de novos princípios”. E é nesta arte da escrita que procura oferecer alguma “promiscuidade entre o pragmatismo e o sonho”. Ambos tentam construir um cenário onde a humanidade se reconheça “em cada jactância da cor e em cada metáfora”.
Neste plano, as duas formas de linguagem artística, sob a forma de exposição, podem ser visitadas na Biblioteca Municipal da Covilhã. Uma iniciativa que partiu da Câmara Municipal da Covilhã, que alugou o espaço da Galeria Municipal. A cor das palavras” já decorre desde o dia 25 do mês passado Fevereiro, mas pode ainda ser visitada até ao próximo dia 25, de segunda a sexta-feira, no horário das 10 horas às 18h30.

Perfil de Artur Oliveira

Natural do Brasil, nasceu a 4 de Março de 1971, em Belém-do-Pará. Concluiu o curso de Contabilidade e Administração no I.S.C.A. de Aveiro em 1994. Exerce funções no ministério das finanças desde o ano 2000. O interesse pela arte do desenho nasceu, era ainda criança. A pintura era o seu passatempo preferido. O seu percurso artístico foi, desde sempre, desenvolvido de forma autodidacta. Das experimentação dos diferentes materiais e técnicas provou a sua independência estilística e livre. É membro da ANAP “Associação Nacional dos Artistas Plásticos” há mais de um ano.
Ricardo Oliveira nasceu a 12 de Março de 1980, em Albergaria-a-Velha. Formou-se na área do ensino, em Português, Latim e Grego na Universidade de Aveiro em 2003. Leccionou, como professor estagiário, na Escola Secundaria Frei Heitor Pinto, na Covilhã. O gosto pela literatura, em especial a poesia, nasceu consigo. É, e sempre foi, nesta forma de arte que procurou a resposta para o caminho da verdade. Esta sua paixão levou a procurar, também, para a sua vida profissional, uma actividade semelhante.