AIESEC apresenta programa de estágios
"Só depende de ti"

Aliar o espírito empreendedor e ambicioso dos estudantes em final de curso com as competitivas dinâmicas do mercado actual é o objectivo pretendido pelo Programa de Estágios Internacionais da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC).


Por Liliana Ferreira

Os responsáveis pela associação pretender ajudar os jovens a concretizar os seus projectos

Com a era da globalização chegam novos desafios para os estudantes do Ensino Superior. A especialização só por si não se traduz em sucesso. Consciente desta realidade, o núcleo que integra a AIESEC na UBI realizou no passado dia 7 de Março, no anfiteatro 6.1, uma sessão de apresentação do Programa de Estágios Internacionais, orientado para uma nova fase de inscrições que decorrerá até dia 14 de Março. Destinado essencialmente aos alunos das várias engenharias, este programa procura aliar uma experiência profissional vantajosa a uma sensibilização para a realidade global.
Os programas da AIESEC funcionam como plataforma de ligação do mundo universitário ao mundo empresarial, nomeadamente às entidades empregadoras, pretendendo «elucidar estes parceiros para os desafios do mercado e criar com eles sinergias com vista a alcançar o sucesso».
Lídia Baltazar, recém-licenciada em Gestão de Empresas, chegou recentemente de Amesterdão, onde se deslocara no âmbito de um estágio de seis meses promovido pela AIESEC. Lídia esteve presente para contar a sua aventura como estagiária na sede da instituição bancária ABN. “Foi uma experiência extraordinária, desafiante e gratificante” testemunha: “No princípio tive um pouco de receio. Não sabia o que me esperava. Mas logo que cheguei ao aeroporto tive lá uma pessoa que me foi buscar e levar a casa. No dia seguinte houve outra pessoa que me levou a todos os sítios necessários para resolver as burocracias essenciais. Não me posso queixar. Tive um apoio a 100 por cento”, refere a ex-estagiária.
A AIESEC entende a diversidade como um leque de novas oportunidades e não como um obstáculo. Para potencializar competências «é preciso ser-se determinado, ousar investir em projectos diferentes que desenvolvam e denotem as qualidades dos estudantes tanto pessoal como profissionalmente».
Lídia Baltazar não podia estar mais satisfeita: “Reconheceram o meu trabalho, demonstrando que fui uma pessoa essencial na empresa. Do mais alto posto ao mais baixo, todos me trataram como igual”, conta. Ao recordar o estágio, a conferencista sente que a experiência foi uma conquista única que voltaria a repetir, desta vez como profissional, se tiver essa oportunidade.
Com uma tradição de mais de 50 anos, a AIESEC tem-se afirmado como um veículo de interacção e compreensão do novo mercado empregador. A capacidade de inovar, adaptar e liderar são competências estimuladas em todos os programas. Para divulgar os estágios cujo período de candidatura decorre até hoje, realizaram-se ainda pelos dias 8 e 9 de Março, no Anfiteatro Pe. Videira Pires, duas outras conferências, desta feita destinadas aos estudantes da área das Ciências Sociais e Humanas.