Foram várias as entidades que marcaram presença neste evento
Conferências de Civil 2006
Construir o futuro

No VI Ciclo de Conferências de Civil, estiveram representantes das mais importantes empresas do sector, o bastonário da Ordem dos Engenheiros e docentes de grande experiência científica e profissional. Um encontro que proporcionou aos futuros engenheiros, um melhor conhecimento das várias áreas de Engenharia Civil.


Por Amélia Costa


Acreditado pela Ordem dos Engenheiros, o curso de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior “é dos melhores cursos de Engenharia de Portugal”, adiantam os responsáveis. Iniciativas como o Ciclo de Conferências de Civil e a conquista do prémio Secil - Universidades, “têm comprovado o trabalho de qualidade desenvolvido pelos alunos e professores do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA)”, revela Victor Cavaleiro, presidente daquele Departamento. Cientes da forte competitividade, os alunos de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior ambicionam uma formação que lhes permita uma melhor integração no mundo do trabalho. Com o intuito de aproximar os alunos da realidade da sua profissão, realizou-se entre os dias 7 e 9 de Março o VI Ciclo de Conferências de Civil, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil (NECUBI), com o apoio do DECA, no âmbito do qual foram apresentados temas que envolvem as diversas áreas de Engenharia Civil.
A novidade destas conferências foi a representação de grandes empresas. “Pretendemos que os alunos não fiquem apenas com o conhecimento das aulas, queremos que tenham uma ideia de como funcionam as empresas do nosso sector, como é o mundo lá fora”, explica Sara Silva, presidente do NECUBI.
SOMAGUE, SECIL, MOTA - ENGIL, LENA – Construções foram algumas das grandes empresas empregadoras de alunos de Civil que estiveram associadas ao evento e mostraram como são geridas e o que pretendem de um futuro engenheiro. “Temos que ser ambiciosos, saber apostar na internacionalização e ter consciência de que a competitividade exige qualidade e inovação”, referiu António Mota, presidente do conselho de administração da MOTA - ENGIL . “Inovar não é inventar, é fazer melhor”, as palavras são de Celestino Quaresma, Presidente da Delegação Centro da Ordem dos Engenheiros, ao abordar a questão da qualidade da construção civil.