Estudar novas possibilidades de medicamentos foi um dos objectivos desta tese
Doutoramento em Química
As bases dos novos fármacos

As novas bases de investigação para fármacos estão agora mais fortes. Uma tese de doutoramento apresentada na UBI, na passada sexta-feira, 10 de Março, aponta novos caminhos para os medicamentos do futuro.


Por Eduardo Alves


Por mais avanços que a Química tenha registado nos últimos tempos, prevalecem ainda algumas doenças para as quais a ciência não tem resposta. Tuberculose, malária, SIDA, e outras enfermidades parecem ser imunes aos medicamentos.
“Funcionalização de carbonos inactivados em terpenos e estudos preliminares de relação estrutura-actividade” é o título da tese de doutoramento apresentada por Susana Sofia Ramos, na UBI. Um estudo que visa “encontrar novas metodologias para encontrar compostos capazes de combater doenças como a malária e a tuberculose”. Isto porque, segundo a investigadora, “estas são doenças que continuam sem uma cura efectiva”. Os fármacos utilizados hoje em dia “não permitem essa cura”. Desta forma “há que encontrar alternativas”, acrescenta a autora da tese de doutoramento.
Estudar quais os processos químicos que poderiam ser aceites para obter compostos que eventualmente possam ser utilizados no combate a estas doenças foi a linha seguida pela autora deste trabalho. A mesma revela que “esta é ainda uma fase inicial”. A partir de algumas conclusões avançadas pela tese “podem-se seguir determinados caminhos para criar novos fármacos”. Susana Ramos acrescenta que “até se conseguirem encontrar fármacos viáveis há muitos passos a dar”.
O júri que aprovou este estudo foi constituído por Maria João Vidal Marcelo Curto, investigadora coordenadora do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), Paulo Jorge da Silva Almeida, professor associado da UBI, Rui Ferreira Alves Moreira, professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Lucinda Vaz dos Reis, professora associada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dina Isabel Malheiros Dinis de Mendonça, professora auxiliar da UBI, António José Geraldes de Mendonça, professor auxiliar da UBI e Maria do Céu Gonçalves da Costa, investigadora auxiliar do INETI.