Museu ao ar livre
 
 
Linhares da Beira
 
Linhares da Beira é uma aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira. A beleza da paisagem envolvente e o estilo típico e acolhedor da localidade convidam a uma visita.
O castelo, situado a 800 metros de altitude, destaca-se desde logo. As casas que compõem as ruas labirínticas são tradicionais com fachadas em granito, brasões e janelas de estilo Manuelino.
O Largo da Misericórdia é um lugar de passagem obrigatória. Merecem também uma visita o Solar da família Corte Real, a albergaria do século XII, junto à Igreja e o pelourinho manuelino coroado com a Esfera Armilar e a Cruz de Cristo, símbolos de D. Manuel, colocados em todos os edifícios mandados construir por este rei.
Mas nem só de memórias antigas e do interesse histórico vive esta aldeia. É também notável uma tentativa de adaptação aos tempos modernos. A escola de parapente do Inatel é um bom exemplo disso constituindo simultaneamente um factor de atracção para os turistas e para os adeptos desta modalidade. Realiza-se todos os anos o “Open de Parapente da Serra da Estrela” que atrai sempre um elevado número de pessoas. Pelas características do relevo e clima, Linhares da Beira reúne as condições ideais para a prática desta actividade desportiva. A gastronomia local é mais um atractivo da localidade. Os sabores da serra onde se destacam os queijos, os enchidos, os doces, o pão centeio e o cabrito são apenas alguns dos petiscos que podem ser provados nos restaurantes de Linhares da Beira.