“La Leccion”
Um palco das várias línguas

O X Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior recebeu no passado dia 17, o grupo de teatro espanhol, “ La Leccion ”, da Universidade de Granada.


Por Joana Salvado Barata

Os espanhóis de Granada subiram ao palco no dia 17

No passado dia 17 de Março subiu ao palco do Teatro – Cine a peça “ La Leccion ” da Universidade de Granada, Espanha. Em palco encontram-se três personagens, um professor, uma aluna e o empregado do professor. A peça tem início com o professor que dá explicações particulares em sua casa a jovens estudantes. Entra em cena a aluna que procura explicações para se preparar para o doutoramento. Ao princípio tudo decorre com certa normalidade, mas a pouco e pouco, o velho professor vai perdendo a paciência, pois a sua aluna tem dificuldade em compreender o que o professor lhe ensina. À medida que a peça se vai desenvolvendo percebe-se que algo se passa de errado com o professor. No final da lição, o professor perde a cabeça e violentamente espeta um cutelo na aluna. O seu empregado ao ver fica aflito, pois já não era a primeira aluna que o psicótico professor matava. No final da peça o empregado torna-se cúmplice do professor tal como o fizera nos crimes anteriores.
Finalizada a peça, tanto os actores como o encenador juntaram-se ao público para uma breve conversa. O grupo há sete anos que se encontra formado, e apesar das várias adversidades é um trabalho recompensador. Foi um projecto moroso de criar mas foi possível traduzir e adaptar o texto de E. Ionesco, para a língua espanhola. O grupo de teatro apontou ainda para algumas carências que se encontram ao nível do teatro universitário, por não haver um espaço físico para fazerem os seus ensaios.