“Monólogos para dos”
Universitários espanhóis aclamam bravura

O grupo de Teatro de la Universidad de Extremadura entusiasma público português no segundo dia do 10º Ciclo de Teatro Universitário, em pleno Teatro-Cine.


Por Ana d'Orey

O segundo dia do cilo de teatro ficou a cargo da Universidad de Extremadura

“Monólogos para dos” de Asunción Mieres encantou o público que assistiu à peça na noite de quarta-feira, 15, no decorrer do X Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. Os actores espanhóis, pertencentes ao grupo de Plasencia mostraram a sua arte no palco e correspondeu-lhes um feedback positivo por parte dos espectadores.
Na peça joga-se com a vida de um casal que passa para o público as impressões sobre o comportamento dos noivos e todos os devaneios amorosos e conflitos familiares que uma vida a dois implica. Um trabalho que aborda temas actuais de forma espontânea. A loucura, o amor ou a incerteza estão presentes neste espectáculo diferente e compartilhado entre a plateia e os actores. A peça foi pensada e trabalhada exclusivamente para este ciclo de teatro. Devido à divergência da língua o espectáculo serviu-se, para além das palavras, também da expressão corporal como principal forma de comunicação.
Para compor a peça, a encenadora caricaturou as personagens de forma a realizar um espectáculo divertido que vive da expectativa do público de saber se os noivos casam ou não. Asunción Mieres não é apenas encenadora, é a própria que dá azo aos projectos teatrais que ela mesmo escreve, é ainda responsável pelas luzes, guarda-roupa e som.
Seguida de uma conversa informal, os actores falaram sobre a peça e todas as alegrias e dificuldades que os envolveram. “Foi um processo bastante complicado, louco e divertido”, “ensaiar em condições é uma luta diária, muitas vezes a rua serve como palco” como relatou a encenadora natural de Zaragoza que se fixou há 10 anos na região da Extremadura.
Estes jovens universitários não têm tido uma vida fácil na persecução do sonho de encenar e dar vida ao teatro. As faltas de apoio são uma das dificuldades com que os actores se debatem mais.