O Covilhã voltou a não conseguir pontuar
Liga de Honra
E a descida ali tão perto

Neste Domingo, o Sporting da Covilhã foi até Marco de Canaveses ser derrotado por um golo sem resposta, pela equipa local, ficando com as contas da manutenção mais complicadas.


Por César Ferreira


Num jogo de aflitos, o Sporting da Covilhã, não conseguiu sair de Marco de Canaveses com qualquer ponto e vê-se agora cada vez mais “afundado” no difícil campeonato da manutenção.
O Marco que necessita de vitórias como de “pão para a boca”, entrou a todo o gás e através da arrojada táctica de 3-5-2 baseada no motor da equipa que é Hélder Calviño, implementada pelo seu novo treinador Vítor Paneira, foi sempre superior ao longo de todo o jogo, sendo no entanto mais visível, esse domínio ao longo da primeira parte. Logo aos 21 minutos, Quim proporciona a Serrão, guarda-redes do Covilhã, uma excelente defesa, desviando a bola para a trave e desta forma impedir assim o golo inaugural. Golo esse, que chegou aos 36 minutos através da transformação de um castigo máximo, que punia um derrube do central Marinho ao ponta de lança da equipa marcoense Quim, e na qual Calviño transformou em golo, para assim fazer o único golo do encontro. Nesta primeira parte o meio campo do 3-4-3 apresentado por João Salcedas, perdeu sempre em comparação com a equipa adversário que tinha superioridade numérica nessa zona chave do terreno. Mesmo quando tentou transformar a sua táctica numa semelhante a equipa adversária, com a descida de Oliveira ao meio - campo, o Sporting da Covilhã, nunca conseguiu parar a figura do encontro que foi Hélder Calviño.
Na segunda metade do encontro a história foi semelhante, no entanto com as mexidas quer tácticas quer de jogadores, mudança para o 4-4-2 com a entrada de Cordeiro, feitas pelo treinador dos serranos a equipa espevitou e por duas vezes esteve perto do golo, só o não conseguindo devido as boas intervenções de Beto, o guarda-redes do Marco. Ao ver esta barreira intransponível, o Sporting da Covilhã começou a deixar de acreditar e permitia muitos espaços na sua defesa, que o contra-ataque do Marco ia aproveitando, e onde Quim, completamente isolado permitiu a defesa da tarde a Serrão. Apesar de aos 80 minutos de jogo Leonardo, central do Marco ter sido expulso, o Sporting da Covilhã nunca conseguiu mostrar futebol para chegar ao empate e assim vê a diferença de apenas três pontos para a linha de água.
No final do jogo, Joanito, técnico-adjunto do Sporting da Covilhã reconheceu que a equipa não esteve bem e que pode e sabe fazer melhor. Era um jogo muito importante para que a equipa serrana ficasse muito mais descansada neste campeonato da Liga de Honra, e onde o próximo jogo com o Estoril se assume fundamental, pois a equipa canarinha é a primeira na zona de descida.
Na memória fica um jogo globalmente mau, onde o Marco obteve uma vitória feliz e onde a equipa serrana deu uma pálida imagem daquilo que é capaz de fazer tendo que melhorar se pretende conseguir a manutenção neste equilibrado campeonato.