Na festa da cidade
Câmara do Fundão contesta governo

A autarquia, ao comemorar a elevação do Fundão a cidade, lembra as consequências do fecho de escolas e serviços para o futuro do Interior.


NC / Urbi et Orbi

Carlos São Martinho criticou opções do Governo para o interior

Marcadas por fortes críticas ao Governo. Foram assim as festas de comemoração de elevação a cidade do Fundão, num cerimónia que se realizou nesta localidade e contou com a presença de outras terras promovidas a cidade na mesma altura que o Fundão, ou seja, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.
Os representantes do município não se cansaram de atribuir notas negativas ao executivo de José Sócrates, em campos como a educação, saúde e agricultura.
Para Carlos São-Martinho Gomes, vice-presidente da autarquia, quando se fala, a nível nacional, no fecho generalizado de escolas, não se tem tido em conta que encerrar uma instituição de ensino no Interior não é a mesma coisa que Litoral. E quando se fala em optimizar serviços “não se dão contrapartidas necessárias” para que o Interior, “reforçado e fortalecido” acompanhe essa optimização”.
Na sessão solene comemorativa da elevação do Fundão a cidade, São Martinho não esqueceu também a possível extinção da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI), uma medida que, segundo o autarca, vai piorar a situação do sector agrícola na região.
Antes da sessão solene, na Praça do Município, dezenas de crianças provenientes de duas escolas de cada concelho distribuíram o boletim informativo do “À Descoberta das 4 Cidades” à população e cantaram o hino “Caracol da Amizade”. O trabalho feito a nível cultural e escolar é a principal face do programa de intercâmbio.
Agora, e ainda para comemorar o evento, até final do mês, no Pavilhão Multiusos, haverá centenas de brinquedos antigos, produzidos por crianças as escolas do concelho.