Os aviões continuaram a atrair a maior parte das atenções
Os dias da Universidade
UBI abre portas a estudantes da região

Entre os dias 14 e 16 de Março a Universidade da Beira Interior recebeu dezenas de escolas da região. O objectivo foi aproximar a juventude ao meio académico, dando a conhecer e a experimentar as actividades que se aprendem na academia covilhanense.


Por Helena Mafra


Entrou na sala e ficou deslumbrada. À sua volta Mariana Castro viu as câmaras focadas num só ponto: a mesa do pivô da TUBI . Afastou-se do grupo de colegas e foi ao encontro daquele lugar. Sentou-se, olhou a câmara nos olhos e leu as notícias que passavam no teleponto. Amigos, professores e guias aderiram à brincadeira. Mas, para Mariana, este foi o momento em que encontrou a sua vocação. “Já sei o que quero ser: jornalista”, disse posteriormente.
Vestir uma bata branca e fazer experiências com tubos de ensaio até podia ser o futuro de João Barros. “Não me importava de ser um cientista maluco”, brincou. Os laboratórios de electromagnetismo, de Física Nuclear e de Física Atómica, no Departamento de Física, despertaram o seu interesse. Mas há um senão: a Matemática. Por isso vai “seguir qualquer coisa que não tenha números”, pelo que a Física fica, então, fora de questão.
Sentados em cima dos aviões do Departamento de Aeronáutica, os mais novos não mais sairiam dali. Levantariam voo, se pudessem. Olham e apontam os aeroplanos com admiração. Fazem as mais insólitas perguntas, tais como: “São aviões de qual guerra?”. Todos dizem sonhar e querer ser “pilotos de aviões”.
No espaço de três dias foram centenas os jovens e crianças a planear o seu futuro profissional, ainda que de modo não demasiado sério. Um plano que se tornou possível n´Os dias da UBI.
Pelo nono ano consecutivo, a Universidade da Beira Interior recebeu alunos de várias escolas da região, com o propósito de os aproximar do meio académico, facilitando futuras opções escolares. Do 1º ao 12º ano, todos visitaram os diversos Departamentos da Universidade, Centros de Investigação, e ainda outros sectores como o Museu, a Biblioteca ou o Cybercentro. Viram, conheceram e experimentaram “as mais diferentes actividades relacionadas com os cursos leccionados na UBI”, explica Graça Castelo Branco, relações públicas da instituição e coordenadora de todo o projecto.
Mas esta não foi só uma experiência nova para alguns. Foi, também, um primeiro ensaio para os alunos de Ciências da Comunicação, que se licenciam na área de Relações Públicas. A ideia é “um primeiro contacto mais sério com os outros”, explica Mariana Pombo, uma das finalistas. Apesar da tentativa, para Catarina Mendes, também finalista, “este não foi um trabalho de Relações Públicas, mas de guia”. Os futuros licenciados tão pouco entraram na organização. Contou a “ experiência pessoal”.
Os dias da UBI foram uma oportunidade para divulgar as potencialidades da universidade enquanto escola de ensino superior. Mas constituem, também, “uma estratégia para reforçar a articulação entre a escola e o sector empresarial”, sublinha ainda Graça Castelo Branco. Estes dias constituem uma boa oportunidade para que os empresários conheçam o potencial de investigação de que dispõe a UBI.
Nos dias 14, 15 e 16 de Março, a UBI recebeu 3 mil 115 alunos oriundos de todo o País, com uma média de dez a 12 escolas por dia. A agitação foi visível por toda a universidade, mas o espectáculo, a cada ano, se torna mais familiar.