O capelão da UBI, à esquerda, conduziu a cerimónia
Pastubi promove via-sacra
Instituição e comunidade em conjunto

À semelhança de anos anteriores, a Pastoral Universitária da UBI mobilizou os católicos estudantes da instituição. Para além destes, foram muitos os habitantes que percorreram a cidade, na noite do passado dia 16.


Por Igor de Sousa Costa


Da capela de S. Martinho até à igreja de S. Tiago, cerca de duzentas pessoas associaram-se à Via-sacra organizada pela Pastubi. A iniciativa decorreu na noite do passado dia 16 de Março, contando com a participação de diversos grupos de jovens e movimentos da cidade, bem como da comunidade civil. No final, a mensagem lançada era de esperança: “por detrás da cruz, está sempre a luz.”
Esta é uma das actividades que, todos os anos, a Pastoral Universitária da Universidade da Beira Interior proporciona durante a Quaresma. Com o apoio da Polícia de Segurança Pública, que condicionou o trânsito na Avenida Marquês d'Ávila e Bolama, o cortejo saiu das imediações da UBI em direcção ao centro da cidade. As últimas treze estações foram já meditadas no interior da Igreja à responsabilidade da comunidade jesuíta, aproveitando as condições logísticas do espaço. Tal como aconteceu nos anos anteriores, grupos de jovens, escuteiros, jesuítas, Coro da UBI e a própria organização animaram de forma autónoma cada pedaço da oração.
As intenções passavam por recordar “a inserção muito concreta na «cidade das vidas», onde cada vida experimenta o bom e o desagradável do quotidiano”, como explica Henrique Rios. Para o membro da comunidade jesuíta, “Cristo aparece sofredor no irmão injustiçado, e aparece com glória e aclamado na sua vitória sobre a morte e o espírito do mal, que brota em milhares de situações pessoais, grupais ou multitudinárias.” A iniciativa foi assim uma adaptação da paixão de Jesus à vida de cada um. Para os movimentos envolvidos foi uma boa oportunidade para manifestar a força e capacidade de evangelização que se lhes reconhece. Satisfeitos com o convite, salientam a Fé como ligação entre os diversos agentes de pastoral na cidade.
Nos participantes, os sentimentos eram diversos. Todos saíam satisfeitos da Igreja de S. Tiago, à imagem do que havia sido transmitido pela última estação. Apesar de reconhecer a importância destas iniciativas e de não esquecer o verdadeiro valor da Via-sacra. A caminhada quaresmal proporcionada pela Pastubi continuará nas próximas semanas com catequeses específicas, para as quais está já confirmada a presença do Bispo da Guarda, Manuel Felício.