Até dia 24, várias actividades relacionadas com o Design vão decorrer na UBI
Semana do Design
As novas linhas da Universidade

Até ao próximo dia 24, alunos, docentes e toda a comunidade vão poder apreciar as mostras de trabalhos e as diversas palestras realizadas na UBI. Iniciativas que têm como objectivo comum“falar de design”.


Por Eduardo Alves


Foi ontem inaugurada por Manuel Santos Silva, reitor da UBI, uma exposição de trabalhos dos alunos de Design Têxtil e do Vestuário. A mostra que consiste em alguns projectos, alguns esboços e também produtos experimentais está patente ao público no novo edifício do Museu dos Lanifícios, na Covilhã.
Durante toda a semana, vão estar espalhados pelos vários pólos da instituição trabalhos e exposições realizadas pelos alunos de Design. A iniciativa já não é nova, mas segundo Rui Miguel, presidente do Departamento de Ciências e Tecnologia Têxtil, “está a melhorar a cada ano que passa”.
Para além destas mostras de trabalhos, vão também decorrer diversas palestras e conferências “relacionadas com as três áreas dos cursos de Design da UBI”, explica o docente. Estas acções realizam-se no Anfiteatro 8.1 durante a tarde. “Personalidades ligadas ao design” vão estar na UBI para falar sobre este tema.
Para além disso, a semana vai também ser o ponto de viragem nesta área. Rui Miguel explica que no próximo ano “o design vai já obedecer às novas regras de Bolonha e há que começar a explicar aos alunos, a mudanças que vão surgir na área”. Segundo o responsável pelos cursos, “os alunos estão entusiasmados com as transformações” e esperam agora pelas novidades.