A falta de pagamanento dos trabalhos vai atrasar ainda mais a intervenção na zona histórica
Cova da Beira
Campanha de rega arranca a 1 de Maio

O bloco da Meimoa do Regadio da Cova da Beira vai abrir no dia 1 de Maio, abrangendo mais de 800 beneficiários, anunciou na passada semana, o presidente da Associação de Regantes, António Gomes.


NC / Urbi et Orbi


Contrariando as piores expectativas de seca, "a barragem da Meimoa já tem armazenados cerca de oito milhões de metros cúbicos, o que representa 75 por cento da água necessária para a campanha de rega do próximo Verão", salienta. "Há duas semanas atrás, os níveis não chegavam a metade do necessário, pelo que estamos muito mais animados", acrescenta António Gomes.
A Assembleia de Regantes reúne-se esta semana, na Quinta do Anascer (Penamacor) e até lá, António Gomes espera que a Barragem da Meimoa "chegue aos 10 milhões de metros cúbicos necessários para garantir toda a época". Se isso não acontecer, adianta, "serão definidas inscrições para a rega", nomeadamente para os prados, animais e culturas permanentes, consideradas áreas prioritárias.
A Associação de Regantes abrange 846 beneficiários, 822 dos quais usara m a água do regadio no último ano. As principais culturas regadas foram o milho e prados.