Os responsáveis pelo turismo na serra quere agora novas regras
Serra da Estrela
RTSE quer planos
a favor do turismo de montanha

Jorge Patrão pretende, com esta medida, que não se travem importantes investimentos turísticos já anunciados na Serra.


NC / Urbi et Orbi


A proposta de revisão do plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) é limitadora e vazia no que diz respeito aos núcleos de recreio na montanha. É esta, em suma, a opinião do presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, que pretende que o Parque Natural elabore planos de pormenor (PP) que permitam o desenvolvimento dos principais núcleos de recreio.
É que a revisão do plano de Ordenamento do PNSE está em curso, mas segundo Patrão os planos de pormenor são essenciais para se evitar que se travem diversos investimentos turísticos já anunciados. Até porque, para ele, nenhum dos projectos que a RTSE defende é nocivo para o ambiente. E alguns deles até são a única forma de o preservar, assegura, apontando como exemplo a requalificação de edifícios em ruínas na Torre e Penhas da Saúde. “Para a Região de Turismo não há preservação do ambiente enquanto houver ruínas na Serra” afirma o responsável máximo da RTSE. Patrão assegura também que a construção de telecadeiras até à Torre é uma mais-valia ambiental, porque irá permitir reduzir fortemente o trânsito automóvel.
Numa carta dirigida ao PNSE no início de Março, Jorge Patrão sugere que a revisão do plano de ordenamento sirva para elaborar os planos de pormenor dos principais núcleos de recreio. “Uma obrigação legal” garante.