Na UBI até Maio
Consulta gratuita da base de dados INSPEC

Até ao final de Maio, as bases de dados INSPEC e INSPEC ARCHIVE, ambas editadas pela EBSCO Publishing, podem ser consultadas gratuitamente pelos utilizadores da UBI. Actualmente, a instituição acede a duas das bases de dados da EBSCO, a da Academic Search Premier e a da Business Source Premier , através do consórcio nacional B-ON.


Os interessados podem agora aceder a esta base de dados, de forma gratuita

O serviço líder em informação bibliográfica de língua inglesa vai ser gratuito, até ao final de Maio, na UBI. Este tipo de base de dados permite também o acesso à literatura científica e técnica mundial nas áreas da física, da engenharia e da computação, das tecnologias de informação, entre outras. Este tipo de portal permite também aceder a um conjunto significativo de publicações em áreas como a ciência dos materiais, a geofísica, engenharia biomédica e biofísica.
No caso da instituição covilhanense, o acesso será feito mediante a identificação de diversos IPs e permite pesquisar documentos em diversos campos, obter resultados específicos, criar pastas pessoais, pesquisar através de referências como é o nome de autor ou o título de um determinado artigo e ainda colocar ligações para o texto integral.
Esta base dados foi constituída em 1967 e teve por base o serviço do Science Abstracts facultado pela Institution of Electrical Engineers , do Reino Unido. A base de dados INSPEC, para além de possibilitar a consulta de publicações científicas com relevância para os trabalhos de investigação de engenheiros, cientistas, estudantes e outros, pode também ser usada para obter informação acerca de novos produtos, previsão tecnológica e pesquisa de patentes, entre outras.
Mais de 3 mil e 850 publicações científicas e tecnológicas e cerca de 2 mil e 200 actas de conferências, bem como inúmeros livros, relatórios e dissertações são pesquisadas todos os anos por funcionários da INSPEC com vista a identificar os artigos mais relevantes para inclusão na base de dados. Actualmente a INSPEC contém mais de 8 milhões de registos bibliográficos e cresce a um ritmo de 450 mil registos por ano.