XV Jornadas de Informática
Jogos continuam a ser o centro das atenções

A temática dos jogos informáticos fez destas XV Jornadas de Informática as mais visitadas de sempre.


Por Lidiane Oliveira

Foram vários os oradores que estiveram nas jornadas

Realizaram-se de 3 a 6 de Abril as XV Jornadas de Informática, no Bloco 6 da UBI. Este evento tem por objectivo a divulgação de projectos e iniciativas no âmbito da informática e novas tecnologias, bem como a promoção de debates e conferências sobre temas da actualidade na área. As conferências tiveram lugar no  anfiteatro 6.1 e contaram com a presença de variados oradores ligados à informática, desde inspectores da Polícia Judiciária a especialistas em Saúde Pública e programadores de jogos.
Segundo Telma Vilaça, responsável do Núcleo de Estudantes de Informática (NINF), “as conferências sobre jogos foram as preferidas pelos alunos e pela assistência”. Esta estudante da UBI sublinha mesmo que a participação “nunca foi tão boa como neste ano”. O critério de escolha dos conferencistas baseou-se também na opinião dos alunos, que tinham a oportunidade de votar no fórum do NINF e dar sugestões para estas jornadas. A par das conferências realizou-se  também uma exposição de lojas de produtos informáticos no átrio do bloco 6.
Nélio Codices da YDreams, que desenvolve jogos para telemóveis e Paulo Gomes, fundador da Associação de Produtores de Jogos Electrónicos (APROJE), falaram de jogos e das dificuldades da criação destes em Portugal, assim como da grande expansão desta área, que cada vez mais precisa de pessoal especializado, e que já se tornou um negócio de centenas de milhares de euros. “Portugal anda a brincar” diz Paulo Gomes, “é preciso apostar na produção de jogos portugueses”. Segundo este especialista “há sempre hipótese de apanhar os gigantes”, para tal, “deve-se apostar nas indústrias criativas”.
A última conferência ficou a cargo de Paulo Lopes da Sybase, líder mundial em soluções empresariais, que no final da apresentação tinha uma agradável surpresa, um cheque de formação no valor de mil e 400 euros para quem acertasse uma pergunta. A aluna vitoriosa recebeu assim uma formação de cinco dias nas instalações da Sybase em Carnaxide, sobre o motor de base de dados usado pela empresa.