Durante uma semana foram debatidos vários temas na iniciativa organizada pela autarquia, com o apoio da UBI
Parkurbis
A Finlândia aqui tão perto

Uma semana dedicada à inovação e às novas tecnologias trouxe até ao Parkurbis, investigadores, representantes de diversos organismos e empreendedores. Ainda este mês, o caso da Finlândia vai ser apresentado neste parque por dois representantes de um parque tecnológico nórdico. A iniciativa conta com apoio da Universidade da Beira Interior.


Por Eduardo Alves


Foi uma semana inteiramente dedicada à tecnologia. Diversas palestras e apresentações de casos que registam sucesso no mercado das novas tecnologias integraram o plano de trabalhos. O Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis) acolheu diversas entidades que quiseram mostrar o que está a ser feito em Portugal, no âmbito das novas tecnologias.
No final dos trabalhos, Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e também presidente do Conselho de Administração daquele parque, traçou “um resultado muito positivo”. O autarca avançou também com o próximo passo a ser dado por esta estrutura que actualmente serve de incubadora a 11 empresas de diversas áreas.
Nos próximos dias 20 e 21 de Abril, o Parkurbis vai receber representantes do parque tecnológico do Oulu, na Finlândia. Uma iniciativa que visa dar novas pistas aos interessados “no sentido da internacionalização”. Esta acção vai contar ainda com a presença de docentes e estudantes de diversas licenciaturas da UBI. O caso finlandês vai ser apresentado na Covilhã, com o objectivo de promover ideias de alargamento de projectos.
O responsável camarário recorda que a ligação da Covilhã ao parque tecnológico do Oulu “não é de agora”. Uma vez que, segundo Pinto, a autarquia serrana tem firmado um protocolo de cooperação com aquele parque desde 1999. O autarca covilhanense refere que esta estrutura nórdica “é uma das mais que mais sucesso tem registado nos Estados Unidos da América”. No entender deste autarca, o estreitar de relações entre os dois parques tecnológicos e a UBI “é uma mais-valia para todos”.



API e Parkurbis parceiros

Neste evento, a autarquia realizou um protocolo com a API

Durante a “semana da inovação”, o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã celebrou um protocolo com a Agência Portuguesa para o Investimento (API). Fernando Costa Lima, veio à Covilhã um dia depois de ter apresentado o seu pedido de demissão do cargo de presidente executivo da API. Este membro da agência para o investimento começou por falar sobre o organismo que dirige e que o governo quer agora juntar ao ICEP Portugal.
Costa Lima sublinhou a importância da API “no acompanhamento de empresas portuguesas e no seu investimento”. Esta agência que surgiu em Novembro de 2002 tem como principal objectivo “canalizar e acompanhar o investimento de grandes dimensões” no nosso País. Segundo dados revelados pelo responsável, a API firmou, entre 2003 e 2005, 231 contractos de investimento em Portugal, “gerando assim 5 mil postos de trabalho, de forma directa, e mantendo 37 mil empregos”, remata. Este organismo aponta como exemplo o acompanhamento do investimento feito pela Auto Europa, pela Siemens e por outras grandes multinacionais.
A vinda de Costa Lima à Covilhã foi também aproveitada pelos responsáveis do Parkurbis para assinar um protocolo entre o Parque de Ciência e Tecnologia e a Agência Portuguesa para o Investimento. Esta ligação prevê que as empresas com sede no Parkurbis tenham acesso privilegiado aos serviços da API Capital. O responsável pela agência sublinha que “não é uma medida discriminatória relativamente a outros projectos”, apenas “uma maior atenção para os projectos apresentados pelo Parkurbis”. O parque tecnológico da Covilhã foi o primeiro, em Portugal, a manifestar interesse na realização deste tipo de acordo.

Semana Tecnológica com carácter anual

Carlos Zorrinho, coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico era uma das pessoas mais esperada nesta iniciativa. Ainda assim, Zorrinho acabou por não se deslocar à Covilhã e em seu lugar esteve Arminda Neves.
No final do evento, o autarca covilhanense mostrava-se “satisfeito”. Carlos Pinto acabou por referir que “o Plano Tecnológico, ainda que com mérito, é um plano de boas intenções”.
As conclusões dos trabalhos serviram também para o autarca covilhanense anunciar que esta semana tecnológica “vai ter lugar todos os anos”. Uma forma de criar uma rede de ligações e de contactos para as empresas que estão a nascer no Parkurbis. Neste momento, o Parque de Ciência e Tecnologia tem actualmente 11 empresas, número que Pinto espera elevar para 20 até final do ano.