Recital de violoncelo e piano
Nelson Ferreira e Yoko Misumi na Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã e a Juventude Musical Portuguesa apresentam no dia 20 de Abril, pelas 21horas, no Teatro Cine da Covilhã, um recital de violoncelo e piano, com Nelson Ferreira e Yoko Misumi. O espectáculo tem entrada livre.



Os dois músicos vão estar no Teatro-Cine

Nelson Ferreira é um jovem violoncelista da Covilhã que vi actuar na sua cidade natal junto com Yoko Misumi. Os dois músicos darão a ouvir obras de L. v. Beethoven (Sete variações “Bei Mannern, welch liebe fühlen” de Die Zauberflöte , WoO 46), Igor Stravinski (Suite Italiana) e J. Brahms ( Sonata para Piano e Violoncelo, em Mi Menor , op.38).
O jovem natuarl da “cidade neve” começou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), na classe de Rogério Peixinho, e, posteriormente, na classe de Luís Sá Pessoa. Em seguida, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde viria a licenciar-se, sob a orientação Paulo Gaio Lima.
Depois de ter frequentado inúmeros estágios e masterclasses do seu instrumento, apresentou-se ao Concurso Internacional de Instrumentos de Arco «Júlio Cardona», onde alcançou um 2.º prémio nível B «ex-aequo» e o prémio de melhor interpretação da peça obrigatória (1999), e um 1.º Prémio na «classe A», um Prémio do Público e um Prémio de Melhor Covilhanense (2005).
Ainda em 2005 (Maio), participou no concerto comemorativo do 70.º Aniversário de Arvo Pärt, concerto integrado no Festival «Création – Récréation», que se realizou na Abadia Real de Fontevraud (França), na qualidade de membro do Octeto de Violoncelos do Trinity College of Music, o qual integrava também Alexander Ivashkin, sob a direcção de Natalia Pavlutskaya.
Actualmente, Nelson Ferreira aperfeiçoa-se no Trinity College of Music (Londres), onde, depois de ter concluído o diploma de Pós-Graduação com distinção, se encontra a frequentar, como bolseiro daquele estabelecimento de ensino, o curso de Pós-Graduação Avançada, na aula de Natalia Pavlutskaya.
Yoko Misumi nasceu em Kyoto (Japão) e iniciou os estudos de Piano aos cinco anos de idade. Aos 14 anos ganhou o 2.º prémio do Concurso de Piano da sua cidade natal. Depois de ter concluído a sua formação na Escola Superior em Kyoto, foi admitida no Trinity College of Music (Londres), onde obteve os diplomas de Bmus (hons), na classe de Nina Sereda, e de Pós- Graduação, este havendo-o conquistado com distinção, sob a orientação de  Martino Tirimo. Em 1999, participou no Festival Internacional de Piano «List-Glenn», na Califórnia.
Já actuou na Alemanha, Portugal, Reino Unido e Japão, tanto como solista como em duo, sendo de realçar a sua apresentação com a Trinity College of Music Symphony Ochestra, dirigida por James Judd, com a qual interpretou o Andante Spianato e Grande Polonaise , de F. Chopin. Em 2005, apresentou-se em dueto em St. Martin-in-the-Fields, além de ter representado o Trinity College of Music, junto da Association of European Conservatoire Congress, no «Adrian Boult» Hall, em Birmingham. Enquanto estudante do Trinity College of Music, foi finalista nos concursos de piano «Joseph Weingarten» e «Longmire», e vencedora do «Elizabeth Schumann» Lieder Competition. Arrebatou também o 2.º Prémio no Intercollegiate Piano Competition, para a Beethoven Piano Society of Europe, promovida pelo Instituto Austríaco. Yoco Misumi encontra-se no presente a finalizar o «Master's in Music», no Trinity College of Music, na classe de Martino Tirimo.