A colectividade do bairro dos Penedos Altos promove diversas actividades
Três meses de actividades
Académico celebra 52 anos

Colóquios, provas desportivas e confraternizações entre associados e população são algumas das actividades do programa de comemorações do 52º aniversário do Académico dos Penedos Altos.


NC / Urbi et Orbi


A colectividade covilhanense celebra 52 anos de vida com um programa que se estende durante três meses e que culmina com o tradicional jantar de confraternização de sócios na noite de 24 de Junho e com o habitual Baile de S. João. Até lá, o grupo tem agendadas várias iniciativas culturais e desportivas quer para sócios, quer abertas à população em geral.
Um dos pontos mais altos das comemorações do 52º aniversário do Académico dos Penedos Altos tem lugar na sexta-feira, 21. Trata-se de mais uma edição da Tertúlia Academista, este ano subordinada ao tema “Associativismo: Pontes para o Futuro”, que, garante Carlos Silva, presidente da agremiação, “vai dar que falar e revolucionar a forma como as pessoas vêem o associativismo hoje em dia”. Maio vai ser um mês dedicado, quase em exclusividade, aos sócios, com vários torneios internos de snooker, damas e sueca.
Em Junho a colectividade volta-se, de novo, para o exterior. No dia 3 está marcado, para as 21 horas, um colóquio subordinado ao tema “A Cultura no Interior” e, para os dias 4 e 11, respectivamente, estão agendados o II Torneio de Tiro ao Alvo “Paulo Silvestre”, ex atleta do clube, falecido há cerca de dois anos, e o I Torneio Aberto de Malha “Manuel de Sousa”.
Na opinião de Carlos Silva, este será o melhor programa dos últimos anos e “está ao nível dos pergaminhos da associação”. O presidente, reconduzido no cargo no último ano, espera a adesão massiva dos associados até porque, explica, “esta é, provavelmente, a colectividade com mais actividade no concelho da Covilhã”. O presidente lembra que, desde a inauguração das novas instalações, em Setembro de 2001, “o clube saiu da apatia e chamou de novo os habitantes dos Penedos Altos à sua sede”. A taxa de ocupação dos espaços, revela, é de quase 100 por cento: “Temos, em colaboração com diversas entidades, um gabinete médico, aulas de ginástica para crianças e senhoras a funcionar durante toda a semana, explicações para alunos do 5º ao 12º ano, Ensino Recorrente, aulas de dança-jazz, e uma escolinha de ténis que já está pronta a funcionar em pleno”. No que toca a desporto de competição, o clube dispõe apenas da equipa de tiro ao alvo. Facto que não tira o sono ao dirigente, que defende que mais importante que a competição é proporcionar aos sócios e à comunidade envolvente o maior número de actividades com a melhor qualidade possível. O importante, conclui, “é que as pessoas não andam afastadas do clube. A sede está sempre cheia de gente e não é só no bar”.