20º aniversário da UBI
Primeiro-ministro inaugura
Faculdade de Ciências da Saúde

Está confirmada a presença de José Sócrates nas comemorações do 20º aniversário da UBI. No próximo dia 30 de Abril, o primeiro-ministro inaugura o edifício da Faculdade de Ciências da Saúde.


Por Eduardo Alves

A Faculdade de Ciências da Saúde vai ser inaugurada no próximo dia 30 de Abril

O edifício da Faculdade de Ciências da Saúde vai ser inaugurado no próximo dia 30 de Abril, pelo primeiro-ministro, no âmbito das comemorações dos 20 anos da Universidade da Beira Interior. O começo da cerimónia está marcado para as 14 horas e 30.
Esta estrutura, com uma área bruta de cerca de 19 mil metros quadrados e localizada no Pólo III da UBI, junto ao Centro Hospitalar da Cova da Beira, vai permitir, já no próximo ano lectivo, albergar em condições modelares os alunos do curso de Medicina, bem como os respectivos docentes. Concebido e realizado para permitir a implementação de um modelo inovador de aprendizagem nesta área da saúde, o edifício irá igualmente comportar o Centro de Investigação em Ciências da Saúde, ligado ao Parkurbis, proporcionando aos alunos um contacto mais próximo com a criação do saber. A sessão solene tem início marcado para as 15 horas e vai contar com as intervenções de Manuel José dos Santos Silva, Reitor da UBI, Bruno Carneiro, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e de José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal.
Também integradas no programa oficial de comemorações do 20 da UBI estão outras iniciativas. No Museu de Lanifícios inaugura-se, no mesmo dia, as exposições “Watermarks” de Kasia e Jacek Krenz – poesia e aguarelas –,“Olhares” de João Bugalho – pintura – e “No princípio é a lã... a cultura pastoril” – exposição temática. Ainda no âmbito do 20º aniversário da UBI, na sequência de uma parceria entre o Orfeão da Covilhã e a Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), haverá dois concertos. O primeiro, “Concerto da Primavera”, terá lugar no dia 29 de Abril, no Teatro-Cine, onde serão interpretadas peças de “Carmina Burana” de Carl Orff. O segundo acontecerá no dia 30, às 21 horas e 30 no Auditório das Sessões Solenes da UBI, juntamente com uma conferência sobre o “Centenário do Nascimento de Lopes Graça (1906-2006), com a participação de Jorge Rodrigues (Programa Ritornello – Antena 2), António Toscano (pianista), do Coro do Orfeão da Covilhã e da Orquestra de Sopros da EPABI.