Primeira pedracolocada
Centro de noite em Vila do Carvalho

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, inaugurou a primeira pedra da ampliação do centro de dia de Vila do Carvalho, para centro de noite. Numa cerimónia onde foi lembrado Júlio Gomes, presidente da junta de freguesia local e sócio honorário do centro de dia, falecido na passada semana.


Por Rosália Rodrigues

A obra vai ter a comparticipação da autarquia covilhanense

Carlos Pinto, presidente do município da Covilhã inaugurou o lançamento da primeira pedra do futuro centro de noite do Centro Social de Nossa Senhora da Conceição, em Vila do Carvalho. As cerimónias festivas decorreram no passado sábado, 22, pelas 11 horas e 30 junto ao actual centro de dia, com a presença da Banda Filarmónica Recreativa Carvalhense.
Desde 1997 que esta valência serve a comunidade, na altura com 14 utentes e três funcionários. Segundo o director Jaime da Silva Chiquita, “de momento o Centro Social de Vila do Carvalho funciona como centro de dia para 30 idosos e dá apoio domiciliário a 20, empregando 13 funcionários”. Acrescenta que “a ampliação das instalações do centro de dia para centro de noite vão possibilitar o apoio a mais 16 pessoas, que terão residência permanente no lar”. O centro tem ainda um banco alimentar que presta apoio a 24 famílias. Devido às parcerias criadas presta também, apoio aos jovens e necessitados através do “Projecto conVidas”. Fornece serviço não só à população da vila como dos arredores, nomeadamente Cantar Galo e Canhoso. Actualmente conta com o apoio de 580 associados.
A empreitada de alteração do actual centro de dia tem um custo de 247.467,71 euros, sendo 69.309,64 euros provenientes de comparticipação comunitária e 46.206,42 euros comparticipados pelo Estado. A autarquia covilhanense contribui com 100 mil euros. No passado sábado foi já entregue um cheque de 50 mil euros na cerimónia de sábado.
Nas palavras de Carlos Pinto “é uma honra para a câmara associar-se a causas tão nobres de solidariedade, como esta”, afirmando que “o lançamento da primeira pedra do centro de noite significa uma pedra lançada ao amor ao próximo”. A festividade teve também a presença do pároco da vila, que procedeu à bênção do início da construção e felicitou a direcção por esta iniciativa. Nos planos dos responsáveis a obra deve estar terminada dentro de um ano.
Jaime Chiquita agradeceu o apoio que a Câmara Municipal da Covilhã ofereceu ao projecto e declarou que “o centro de noite é uma obra muito importante para a comunidade de Vila do Carvalho, pois vai dar resposta a algumas pessoas necessitadas da terra”. Referiu que “a aposta num ambiente familiar e na qualidade e segurança, sempre foram e continuarão a ser cruciais nesta instituição, sendo por isso necessária uma formação contínua dos funcionários, para responderem aos futuros desafios”. O director do Centro Social de Nossa Senhora da Conceição agradeceu também aos populares, que de forma generosa, contribuem com os seus donativos, dizendo ser esta “uma obra de todos os habitantes da vila”.
A cerimónia que integra as comemorações do 25 de Abril foi também marcada por um minuto de silêncio em memória do falecido presidente da Junta de Freguesia de Vila do Carvalho, Júlio Gomes, também membro honorário do centro de dia.