O programa foi apresentado na Biblioteca Municipal da Covilhã
Dia Mundial do Livro
Associações ganham bibliotecas

O vasto espólio bibliográfico de várias associações culturais do distrito de Castelo Branco serviu para que uma das mais recentes medidas da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC) fosse apresentada na Covilhã.


Por Eduardo Alves


Tarde de domingo solarengo e de jogo decisivo para a equipa do Sporting da Covilhã foram algumas das razões invocadas pelos promotores do evento para justificarem a não comparência das diversas associações culturais do concelho na Biblioteca Municipal da Covilhã. A iniciativa que decorreu no passado domingo, 23, intitula-se Cultura d'O Livro nas Associações Culturais (CLAC) e pretende dotar as associações culturais que adiram a este projecto “de pequenas bibliotecas que, num futuro próximo, possam funcionar em rede com a Biblioteca Municipal da Covilhã”, explica Pedro Pita, director da DRCC. Segundo este responsável, foi feito um levantamento por várias associações culturais, “as ditas associações de bairro”, e verificou-se que “a grande maioria destes organismos dispõem de livros e publicações periódicas com importância relevante”. Desta forma, o projecto CLAC visa abrir as portas dessas associações aos interessados. Para além dos associados desses organismos, os livros e os fundos bibliográficos “devem ficar à disposição de todos os que os queiram consultar”. Desta forma, os promotores da iniciativa pensam conseguir criar uma rede de pequenas bibliotecas entre as associações culturais dos diversos concelhos e as bibliotecas municipais da zona em questão. Estas últimas, por sua vez, estão ligadas à Biblioteca Nacional e a todas as publicações.
Para além da criação de uma rede, “vamos também disponibilizar fundos e apoio para a criação de espaços bibliotecários nas diversas associações”, garante Pedro Pita. A promessa deixada na Covilhã, vai no sentido de dar formação aos membros das associações, promover a informatização dos fundos bibliográficos das instituições e conceder publicações. Numa cerimónia onde apenas esteve presente, como associação cultural, a Banda Filarmónica Carvalhense, Pedro Pita anunciou a atribuição de 600 livros a esta instituição. Outras das faltas também notadas no lançamento deste projecto foi a de Guilherme Raposo, subdirector do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
O programa CLAC vai agora arrancar por todo o País e segundo os responsáveis, as associações do concelho da Covilhã foram das que mais abertura mostraram nesta temática, embora no dia de apresentação do projecto não terem marcado presença.